04/08/2020

Em vídeo, caçadores comemoram captura de 11 tatus em apenas uma noite no Piauí

Reprodução

A Polícia Ambiental está investigando quem são os homens que aparecem em um vídeo comemorando a caça de, pelo menos, 11 tatus. O caso aconteceu na zona Rural da cidade de Pio IX, distante 439 Km de Teresina.

Nas imagens o autor do vídeo se orgulha da caça "bem sucedida" e conta que a captura dos onze tatus aconteceu entre os dias 25 e 26 de julho. 

"A caçadinha foi de sábado pra domingo[...] Onze tatus numa noite", comemora. Em seguida, ele filma a "turma completa" que seria responsável pela caça. Um carro de alto padrão também aparece nas imagens. 

O comandante do Batalhão da Polícia Ambiental, tenente coronel Carlos Henrique Teixeira, informou que a polícia está analisando as imagens. Ele ressalta que a caça dos tatus é crime ambiental e classifica como "deprimente" a comemoração feita no vídeo. 

O comandante alerta, ainda, que o consumo da carne do tatu está ligado a diversas doenças e é um risco para a saúde humana. Para se ter uma ideia do risco, o tenente coronel conta que há caçadores no Piauí que capturam tatus que se escondem em locas nos cemitérios. 

"É crime ambiental a caça, o consumo, a venda ou qualquer tipo de utilização do animal silvestre. A gente observa que pelas características do vídeo eles são caçadores que estão comemorando o crime ambiental. O animal silvestre não pode ser consumido porque é vetor possível de transmissão de doenças. Sobre o tatu peba sabemos de casos de caçadores que vão ate cemitérios e ocorrem que muitos tatus entram nas locas de sepulturas e se alimentam de cadáveres e eles caçam nesses locais e as pessoas ainda consomem esses tatus", explica o comandante.

A Polícia garante que os responsáveis pela captura dos tatus será identificado e todas as providências cabíveis serão tomadas. 


Izabella Pimentel
Com informações de Tiago Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES