28/07/2020

Fiscalização interrompe festivais de pipas e apreende tubos de linha com 'cerol' no Piauí

De acordo com a Polícia Ambiental, além de desrespeitar decretos de isolamento social, alguns donos de pipas estavam utilizado 'cerol', produto cortante que pode ferir e até causar mortes.

Pipas e linhas com cerol foram apreendidas pela Polícia Ambiental em Teresina — Foto: Divulgação/Polícia Militar

Três festivais de pipas foram interrompidos nesse domingo (26) por desrespeito aos decretos de isolamento social, que visa combater a proliferação do novo coronavírus em Teresina. Segundo o sargento Francinaldo Sousa, do Batalhão de Polícia Ambiental, oito pipas e 20 tubos de linha com 'cerol' foram apreendidos em três locais: no Parque Lagoas do Norte, Zona Norte, no Parque Vitória, Zona Sul, e no Centro.

"As pessoas não estão obedecendo as determinações das autoridades com relação a não fazer aglomerações. No fim de semana tivemos conhecimento de festivais de pipas que seriam realizados no Parque Lagoas do Norte e na Avenida principal do Parque Vitória. Nesse domingo focamos mais nessa área das pipas e fizemos apreensões de várias linhas com cerol", disse.


Durante o mês de julho, as atividades utilizando pipa cresceram e, com isso, o uso do 'cerol' também. Para a Polícia Ambiental, o risco é grande não apenas para os usuários do produto, mas também para quem passa próximo.

"Estamos abordado atitudes suspeitas e recebendo denúncias também. Flagramos muitas pessoas soltando pipas e colocando em risco a vida das pessoas e motociclistas que passavam pelo local, pois as linhas estavam com cerol, um produto de fabricação caseira onde é usado cacos de vidro triturados", declarou.

Lazer com segurança
A recomendação das autoridades para quem deseja empinar pipa sem infringir as recomendações de segurança, é que procurem um local tranquilo, sem aglomeração, sem postes de energia e que não façam uso do cerol na linha.

"As pessoas podem ir, por exemplo, a um campo de futebol ou a um parque ambiental onde possa empinar sua pipa com segurança. Quem faz uso de cerol pode responder por crime de menor potencial ofensivo, com pena de um a três meses de prisão", declarou o sargento.

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES