09/07/2020

Caracol tem temperatura de 13 ºC; "frio" deve durar até 15 de agosto


Na noite desta quinta-feira (8) o município de Caracol, distante 607 Km ao Sul de Teresina, registrou a temperatura de 13 ºC. Foi a mais baixa registrada no Piauí. 

O professor de Climatologia da Universidade Estadual do Piauí, Werton Costa, explica que o "frio" neste mês não é novidade , mas que o Sul do Piauí tem uma tendência ,desde o final de maio, de manifestar temperaturas mais amenas.

Além de Caracol, a cidades de Bom Jesus, Angical, Picos, São Raimundo Nonato e Alvorada do Gurgueia registraram temperaturas abaixo dos 17 ºC. Os dados são do Insituto Nacional de Meteorologia. 

De acordo com Werton, a previsão é que até a primeira de quinzena de agosto o Piauí as temperatura mais amenas continuem sendo registradas.As condições de baixa umidade e nebulosidade favorecem a diminuição das temperaturas.


"O mapa de previsão do CFS, modelo canadense, mostra em cores azuis a possibilidade de temperaturas mais baixas do que a média. Vai fazer calor,sim, mas nas madrugadas temos tendência de até no mês de agosto termos temperaturas mais amenas. O ar vai estar mais seco, menos nuvem no céu e essa combinação faz com que a radiação volte para o espaço. Aí a perda radioativa favorece essas temperaturas mais baixas", adianta Werton. 

Em Teresina a previsão para os próximos dia é de temperaturas variando entre 23 ºC a 35 ºC. 

Izabella Pimentel
izabella@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES