23/06/2020

Testagem nos bairros de Parnaíba garante diagnóstico precoce, medicação e tratamento aos pacientes com sintomas de Covid-19


Como parte das ações de enfrentamento à Covid-19 desenvolvidas pela Prefeitura de Parnaíba e auxiliado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, o Prefeito Francisco de Assis Moraes Souza, Mão Santa, orientou a realização de mutirões itinerantes para testagem em massa nos bairros, que foram iniciados no dia 10 de junho. A ação preventiva conta com a parceria com SESC-PI, que disponibilizou carreta para os exames, e o apoio de servidores de várias secretarias municipais e da Guarda Patrimonial.


Já foram realizados mutirões de testagem na Praça do Amor, na Avenida São Sebastião; na Lagoa do Bebedouro, no Bairro São Vicente de Paula; no Bairro João XXIII e está em andamento a ação no Bairro Alto Santa Maria. A testagem em massa serve para a detecção de anticorpos contra o novo coronavírus e o diagnóstico precoce da doença, possibilitando que um grande número de pessoas, de todas as regiões de Parnaíba, possa realizar o exame de forma rápida e gratuita.


A Coordenadora da Atenção Básica da Prefeitura de Parnaíba, Lana Ibiapina, informa que o mutirão itinerante está realizando aproximadamente 350 exames por dia, e os pacientes que apresentam resultado positivo para a presença do vírus já recebem a medicação e as orientações para o tratamento domiciliar. “Ficaremos no Alto Santa Maria até quarta-feira, 24 de junho. Depois iremos realizar o mutirão de testagem na região do Dom Rufino, nos dias 25 e 26 de junho. As pessoas com suspeita da doença recebem senha e passam pela triagem médica para saber se estão aptas a fazer o exame”, comenta.


A Secretária Municipal de Saúde, Rejane Moreira, destaca que a iniciativa do Prefeito Mão Santa tem como objetivo detectar mais rapidamente o novo coronavírus, para disponibilizar precocemente o tratamento, a medicação e o acompanhamento clínico aos pacientes que testarem positivo para a doença. Também estão garantidos o acompanhamento psicológico, assim como a assistência social, quando são pacientes em situação de vulnerabilidade. “Em todos as ações nos bairros, a Prefeitura de Parnaíba monta uma estrutura apropriada para atendimento, com tendas, cadeiras e totens com álcool em gel. Os profissionais fazem os exames e também orientam a população quanto aos cuidados com a Covid-19, como o uso de máscaras, reforço na higienização e outras medidas preventivas”, ressalta.

Supcom - PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Racing