20/06/2020

Prefeitura de Parnaíba realiza centenas de testes rápidos Covid-19 no Bairro João XXIII


Em mais uma etapa do mutirão itinerante de testagem em massa para casos suspeitos Covid-19 nos bairros, a Prefeitura de Parnaíba, através dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o SESC-PI, realiza as ações no Bairro João XXIII, nos dias 18 e 19 de junho.


Para fazer o teste rápido, o paciente passa por uma triagem para saber se os sintomas gripais se enquadram nas especificações do exame para detectar a presença do vírus no organismo. O Prefeito Francisco de Assis Moraes Souza, Mão Santa, determinou que a Secretaria Municipal de Saúde realizasse a testagem em todas as regiões da cidade.

O SESC-PI disponibilizou uma carreata equipada para a realização dos testes rápidos. As ações contam com o apoio de agentes da Guarda Patrimonial de Parnaíba e de servidores de outras Secretarias Municipais, a exemplo da SEDESC. Centenas de exames já foram realizados em bairros desde o início do projeto itinerante.


A Coordenadora da Atenção Básica do município de Parnaíba, Lana Ibiapina, informa que, apesar de a procura ser grande pelo exame, a população está compreendendo que a prioridade dos testes rápidos é para o público que apresenta sintomas gripais agudos, e que já está com algum desconforto físico.


“Os testes rápidos identificam anticorpos contra o coronavírus no organismo de sete a dez dias depois que a pessoa se infectou. As pessoas que apresentam resultado positivo para Covid-19 são encaminhadas para tratamento domiciliar, com recebimento de medicação e acompanhamento clinico, psicológico e de assistência social, quando necessário. Com o diagnóstico precoce da doença, minimizamos o risco de disseminação do vírus e aumentamos de forma significativa a chance de salvarmos vidas”, ressaltou. 

Supcom - PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES