25/06/2020

Justiça inicia audiência de instrução dos presos da maior apreensão de droga no PI

SSP e Yasmin Cunha/Cidadeverde.com

Os acusados de envolvimento na maior apreensão de cocaína no Piauí passaram por audiência de instrução e julgamento pela 7ª Vara Criminal da comarca de Teresina, especializada em crimes de entorpecentes.

De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), "audiência de instrução e julgamento é referente a denúncia contra possível organização criminal acusada de transportar uma tonelada de cocaína, em dezembro do ano passado. O caso configurou a maior apreensão de cocaína da história do Piauí".

"A audiência teve início na segunda-feira (22) e aconteceu de forma parcialmente presencial, sendo concluída por volta das 23h do dia 23 de junho. A sessão foi conduzida pelo magistrado titular da unidade, juiz Almir Tajra. A estimativa é de que a ação seja julgada no prazo de 30 dias".

O TJ PI ressalta que "para evitar a aglomeração de pessoas e reforçar a segurança dos participantes neste momento de recomendação de distanciamento social, alguns depoimentos foram colhidos de forma presencial, no Fórum Cível e Criminal de Teresina, e outros, por meio do recurso de videoconferência. Ao longo de toda a sessão, foram seguidas todas as medidas de higienização necessárias à contenção da disseminação do novo coronavírus".

SSP e Yasmin Cunha/Cidadeverde.com

"A realização da audiência nas modalidades presencial e on-line teve como objetivo garantir a celeridade processual, apesar da pluralidade de réus. Durante a sessão, foram ouvidas 16 testemunhas, entre testemunhas de acusação e de defesa. Parte dos advogados que assistem os acusados também se manifestou por meio de ferramenta on-line".

Já no segundo dia de instrução foram realizados os interrogatórios dos acusados de participação no crime de tráfico de drogas. 

SSP e Yasmin Cunha/Cidadeverde.com

"Dos sete réus que foram ouvidos, quatro participaram da audiência presencialmente, após terem realizado testes para detecção de Covid-19. Dois réus que se encontram no Piauí e um que está em Minas Gerais foram ouvidos por videoconferência. Somente um acusado, preso no estado de São Paulo, ainda não foi interrogado, estando previsto seu interrogatório para o dia 01 de julho, podendo ser encerrada, assim, a fase de instrução processual".

Prisões e apreensões

No dia 10 de dezembro do ano passado, sete pessoas foram presas em Teresina, durante operação deflagrada pela Greco, DOE e DEPRE, acusadas de integrar quadrilha especializada em crime de tráfico de drogas. Na ocasião, foram apreendidas uma tonelada de cocaína e duas aeronaves.

Carlienne Carpaso (com informações do TJPI)
carliene@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES