24/05/2020

Sebrae no Piauí lança Guia de Protocolos de Prevenção à Pandemia para a retomada das atividades

E-book traz orientações para o ambiente de trabalho e protocolos de segurança básicos e específicos para os diversos segmentos

Curso de Aperfeiçoamento para Garçons no Sebrae em Teresina ...
Imagem: web

Com o objetivo de orientar os pequenos negócios para a retomada segura das atividades econômicas, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, lançou nesta quinta-feira (21) o e-book Guia de Protocolos de Prevenção e Enfrentamento à Pandemia. O guia traz orientações da OMS a serem adotadas no ambiente de trabalho, além de protocolos básicos multissetoriais e protocolos específicos para cada tipo de negócio.

Para elaboração do e-book, a equipe técnica do Sebrae no Piauí levou em conta as vertentes de convívio social, preservação das vidas e da economia. O material reúne dicas e protocolos para o funcionamento dos pequenos negócios, obedecendo todas as medidas necessárias para a prevenção contra o Coronavírus. As orientações foram detalhadas por setor, com os comportamentos a serem adotados em cada tipo de empresa.

“Esse é um momento sem precedentes para os pequenos negócios. O Sebrae como entidade de apoio a esse segmento tem se dedicado a levar o máximo de informação e conhecimento para esses empreendimentos. A retomada das atividades é urgente e necessária, mas precisa ser feita de forma segura. Por isso, criamos esse guia com todas as orientações e protocolos necessários para ter sucesso nesse processo, sem comprometer a saúde das pessoas”, explica o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Ainda segundo Lacerda, é importante além de obedecer às medidas de segurança, ficar atento às orientações das autoridades locais, quanto aos serviços permitidos e horários de funcionamento. “Viveremos um novo normal, em que muitos pontos devem ser cuidadosamente observados. O sucesso da reabertura das atividades depende do esforço de cada um. Se não adotarmos a postura necessária exigida para o momento, poderemos retroceder nesse processo. E não é isso o que esperamos. Queremos avançar e vencer essa pandemia”, acrescenta.

Os protocolos básicos listados no e-book são comuns a todos os negócios e precisam ser rigorosamente obedecidos, de maneira a garantir a segurança de colaboradores e clientes. São orientações de Atendimento ao Cliente; Higienização dos Ambientes, Superfícies e Equipamentos; Descarte do Lixo; Orientação das Equipes; e Comunicação Interna.

No que se refere a protocolos específicos, o material traz orientações para Negócios de Beleza; Moda; Personal Trainer e Estúdios de Pequeno Porte; Comércio Varejista; Shoppings; Bares e Restaurantes; Vendedores Ambulantes; e Escritórios e Prestadores de Serviços.

O e-book conta ainda com uma seção com padrões de peças de comunicação visual para auxiliar na sinalização interna das empresas. O material completo está disponível no endereço eletrônico https://bit.ly/EBOOKProtocoloSEBRAEpi .

As informações são da Agência Sebrae de Notícias
Fonte: Com informações da Agência Sebrae de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES