06/05/2020

PRF realiza ação de combate a crimes ambientais e apreende grande carregamento de madeira irregular em Parnaíba/PI


No momento da abordagem o condutor do veículo informou aos policiais que a madeira era oriunda de reflorestamento na tentativa de enganar os policiais, porém tratava-se de madeira nativa do estado do Pará.

Policiais Rodoviários Federais realizaram a apreensão de 78,0 m³ de madeira serrada que estava sem a devida documentação ambiental válida. Os policiais identificaram o crime ambiental, na cidade de Parnaíba/PI, na BR 343, na madrugada de hoje(05), ao abordar o caminhão VOLVO/FH 440 6X4T, conduzido por um homem de 37 anos. Foi solicitado ao condutor que apresentasse toda a documentação necessária para transporte de produtos de origem florestal. 

O condutor informou aos policiais que a madeira era oriunda de reflorestamento, portanto não haveria necessidade de documentos ambientais. A equipe, ao verificar no compartimento de carga, detectou grande quantidade de madeira serrada nativa do estado do Pará. O respectivo carregamento estava portanto sem a devida documentação ambiental, comprovando o crime.

A carga vinha do estado do Pará e tinha como destino o município de Mossoró/RN, de acordo com informações colhidas. Todo esse carregamento era suficiente pra cobrir 52 casas populares.

A Empresa Proprietária do veículo e da carga foram enquadradas no Art. 46 da Lei Nº 9.605/98 de crimes ambientais.

Toda a carga de madeira juntamente com o veículo e o condutor encontram-se na Unidade Operacional da PRF na cidade de Parnaíba/PI a disposição do IBAMA, para os procedimentos cabíveis. O condutor poderá responder por Crime Ambiental.

Fonte: PRF PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES