08/05/2020

Prefeito Mão Santa manda fechar vala aberta no Portinho e determina apuração de ato criminoso


Após ser comunicado, na manhã desta quinta-feira (7) pelo ex-governador e presidente da FIEPI, Zé Filho, sobre vala aberta na Lagoa do Portinho, o Prefeito de Parnaíba, Mão Santa, imediatamente acionou a Secretaria Municipal de Infraestrutura, sob a gestão da engenheira Maria das Graças Moraes Souza, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, cujo gestor é o médico Paulo Eudes, para em conjunto atuarem para a rápida solução do problema ambiental criado no patrimônio natural e turístico do município, um dos mais bonitos do Piauí.


Logo após receber a incumbência do Prefeito e a orientação da Secretária Maria das Graças, a equipe da SEINFRA, o Secretário Paulo Eudes e técnicas ambientais do órgão, além do Superintendente de Administração, Charles Júnior, e assessores da gestão municipal foram ao local para averiguar os danos causados pela abertura de vala em uma das dunas da Lagoa do Portinho. Os trabalhos de fechamento da vala foram iniciados manualmente e já foram concluídos, em seguida e a duna já se encontra totalmente recomposta de areia, evitando o crime ambiental na região, que retiraria água da lagoa para outra finalidade.


A vala aberta na duna, passando da comunidade Portinho ao Cearazinho, que serviria para ligar a parte de extensão da lagoa para outra área, tinha 35 metros de comprimento, 3 metros de largura e 1,70 metros de altura, e, segundo a equipe da SEINFRA, a ação criminosa deve ter sido praticada por várias pessoas, pois foi retirada uma grande quantidade de areia do local para fazer o canal de ligação entre os dois pontos. As técnicas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente também foram à comunidade da região conversar com moradores sobre o ocorrido na lagoa e buscar informações sobre a motivação do ato criminoso, explicando a importância de todos preservarem a lagoa.


“Autorizei o imediato trabalho de recuperação da área atingida para proteger a Lagoa do Portinho. Há quem se aproveite da cheia no local para a prática desse tipo de atitude irresponsável e criminosa, colocando em risco todo o ecossistema daquele local. Há alguns anos, a Lagoa do Portinho já esteve praticamente toda seca, sem vida, sem turistas e com bares fechados. Hoje, que a natureza permitiu a revitalização do local, não podemos e nem vamos aceitar nenhum tipo de dano ou abuso àquela área, de quem quer que seja. Agradeço à Secretária Municipal de Infraestrutura, Maria das Graças, que agiu rapidamente para resolver o problema, com o apoio da equipe do Meio Ambiente e de assessores da gestão”, disse o Prefeito Mão Santa.

O Prefeito de Parnaíba pede, ainda, que a população e os moradores das imediações da Lagoa do Portinho, caso vejam alguma ação criminosa sendo cometida no local, que comuniquem imediatamente ao órgão municipal responsável, para as medidas cabíveis.

Supcom - PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES