11/04/2020

SEDESC entrega kits de enxoval a gestantes beneficiadas pelo programa Maternidade Responsável



As ações de entrega de kits de enxoval a gestantes em situação de vulnerabilidade social em Parnaíba ocorrem diariamente na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc). As futuras mamães são beneficiadas pelo programa "Maternidade Responsável" e acompanhadas por profissionais dos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) nos bairros, e quando chegam próximo ao oitavo mês de gravidez recebem o auxílio para os primeiros momentos com o bebê. 

A Secretária Adalgisa Moraes Souza destaca que tão importante quanto o acompanhamento médico pré-natal é a orientação e apoio social à gestante, em um período tão especial de suas vidas, pois a gestora sabe que muitas jovens não dispõem de recursos financeiros para arcar com a compra dos itens básicos após o nascimento da criança. 



Os kits de enxoval contêm itens essenciais para os primeiros meses do bebê, como banheira, fraldas, roupinhas, luva, meias, manta, entre outros. A gestora da SEDESC também disse que o cuidado com as crianças começa já na gestação, e que a certeza de ter o acolhimento nesse período traz conforto para as gestantes. 

"As assistentes sociais e psicólogas do CRAS realizam esse acompanhamento de perto e conhecem a realidade de cada gestante, nos orientado sobre como proceder da melhor forma para ajudá-las. A equipe da Sedesc também promove uma série de atividades com as gestantes, como palestras educativas, oficinas e orientação nos cuidados com a gestação e o bebê. Em virtude do período da quarentena, essas atividades estão sendo feitas pelas assistentes sociais da secretaria nas residências das assistidas pelo programa", ressalta.



Para serem atendidas pelo Maternidade Responsável as gestantes devem atender aos critérios de vulnerabilidade social, estarem sob acompanhamento da Unidade de Saúde de Saúde (UBS) e do CRAS. Tudo para que a gravidez transcorra com orientação médica e sem riscos para a saúde das mães e do bebê. Os profissionais da Sedesc também orientam as gestantes quanto aos cuidados básicos para a prevenção do Coronavírus.

Supcom - PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES