17/04/2020

Secretária de Saúde inicia 2ª etapa de vacinação contra vírus Influenza em Parnaíba



Doentes crônicos, profissionais de forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, portuários, povos indígenas, motoristas, cobradores de transporte coletivo e adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas já podem se vacinar contra o vírus Influenza nas UBS's do município de Parnaíba. A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a segunda etapa da vacinação nessa quinta-feira, 16 de abril, seguindo o calendário do Ministério da Saúde.



As unidades de saúde também continuam vacinando os idosos que não foram imunizados na primeira etapa, impedidos por motivos de locomoção ou porque estão acamados. A Secretária Rejane Moreira disse que os profissionais das USB´s estão empenhados em vacinar a maior possível de pessoas em Parnaíba, e a orientação do Prefeito Mão Santa é priorizar, acima de tudo, as pessoas em grupo de risco, que são os mais vulneráveis para qualquer tipo de doença. "Devido ao momento da pandemia do coronavírus no país, cada estado e município busca estratégias para diminuir concentração de pessoas, em especial nos serviços de saúde. Todos da SESA estão seguindo à risca os protocolos de segurança exigidos pelos órgãos competentes, e dando recomendações preventivas aos imunizados", comenta. 

A enfermeira Daniele Varela, gerente da UBS Iracema Feitosa, módulo 03, mais conhecida como "UBS Chico Berto", informou que a procura da população está grande pelo serviço, o que demonstra que a população parnaibana está consciente da necessidade de se imunizar para a Influenza. Ela solicita aos familiares de idosos acamados que entrem em contato com a unidade de saúde para que os profissionais façam a imunização nas residências dessas pessoas.



"Prestamos atendimento a muitos idosos que tiveram como se deslocar até aqui, e vários foram vacinados dentro de carros, como a própria imprensa registrou. E os que não tiveram como sair de sair de casa no período, por conta de restrição de mobilidade, os profissionais das UBS´s realizarão esse serviço em suas residências. Essa imunização é fundamental para que se reduza o número de pessoas com sintomas respiratórios nos próximos meses", explica. Para se vacinar, no caso de doentes crônicos, devem apresentar prescrição médica que comprove a condição, enquanto os demais devem apresentar um documento que comprove a função exercida. A terceira etapa tem início no dia 9 de maio e é direcionada pessoas com deficiência, professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto e pessoas com idade entre 55 e 59 anos.

Supcom - PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES