22/04/2020

Prefeitura de Parnaíba prepara leitos de UTI, chama concursados e prioriza ações preventivas à população


Diversas ações administrativas foram adotadas pelo Prefeito de Parnaíba, Mão Santa, para o enfrentamento à pandemia de Coronavírus, entre elas, a estruturação de parte do Hospital N. S de Fátima para dez leitos de UTIs e vinte de enfermarias e área clínica, para receber casos mais graves da Covid-19; a convocação de 57 concursados da área da Saúde, para auxiliar o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde; e a intensificação de ações preventivas das Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Ambiental, nas áreas de maior aglomeração de pessoas na cidade.

O Prefeito Mão Santa determinou à Secretária Municipal de Saúde, Rejane Moreira, que realizasse todos os protocolos de segurança nos órgãos de atendimento direto à população, com ênfase nas UBS’s, Pronto Socorro e unidades que trabalham, especialmente, com idosos e pessoas em grupos de risco. O gestor municipal também pediu às equipes de Vigilâncias em Saúde do Município que se empenhassem ainda mais no trabalho de orientação e conscientização da população sobre os cuidados básicos de prevenção ao Coronavírus.


A Secretária Municipal de Saúde destacou que a equipe técnica da SESA está montando as escalas e preparando os leitos para, dentro em breve, receber os eventuais casos mais graves de Covid-19 na cidade. Já foram realizados a compra de equipamentos, EPI’s e medicamentos, porém alguns fornecedores estão com dificuldade de entrega. Com a chegada dos medicamentos e de parte material, a gestora vai adiantar o serviço do hospital para atender os casos intermediários da doença, que não necessitam de leitos de UTI.

Em análise, a possibilidade de colocar em funcionamento o atendimento ambulatorial e para consultas de pessoas que apresentem os principais sintomas da Civd-19, para que sejam encaminhadas para o tratamento adequado, desafogando o fluxo de pessoas no hospital estadual.

A secretária repassa à imprensa todas as informações de ações preventivas realizadas pela Prefeitura de Parnaíba.

Rejane Moreira ressalta que a Prefeitura de Parnaíba mantém todas as equipes da Secretaria Municipal em atividade constante, com desinfecção de praças, ruas, logradouros públicos, e em atividades de orientação sobre medidas preventivas, com apoio de vários órgãos municipais, como a Guarda Civil Municipal. A Secretária de Saúde tem conversado com profissionais de diversas áreas médicas na cidade, para que contribuam com suas experiências para o melhor funcionamento do trabalho no hospital de suporte aos casos de Coronavírus.

SUPCOM -PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES