15/04/2020

Empreendedores parnaibanos doam máscaras e afirmam que podem produzir até respiradores


Acompanhado do Reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Dr. Alex Marinho, o representante da startup parnaibana TRON fez a doação de centenas de máscaras e utensílios de segurança ao Prefeito Mão Santa, para serem utilizadas nas ações preventivas da Secretaria Municipal de Saúde ao Coronavírus. Os equipamentos foram confeccionados em impressoras 3D, através de iniciativa de jovens empreendedores em parceria com diversas instituições, entre elas FIEPI, SESC-PI e SESC-MG. As máscaras são reutilizáveis, biodegradáveis e têm um custo de manutenção muito baixo, com um refil que custa apenas R$ 0,05.


O Prefeito Mão Santa, ao lado do experiente médico Dr. Valdir Aragão, ficou impressionado com a capacidade criativa dos jovens parnaibanos, fez elogios ao Reitor da UFDPar, pela parceria com a empresa e pediu mais informações sobre como a Prefeitura de Parnaíba pode colaborar com o projeto de produção de máscaras a baixo custo, que beneficiará os profissionais da área da saúde no município. “Essa juventude nos enche de esperança e otimismo sobre o futuro de Parnaíba. Quem tem o saber, tem o poder de transformar, de avançar, de fazer mais. Quero conhecer de perto esse trabalho deles, e conversar com minha assessoria para saber como vamos apoiá-los”, comentou.


O representante da TRON, Edisaac Saraiva, explicou que as máscaras são produzidas com material de doação de entidades privadas e públicas, e que a entrega é totalmente gratuita. Ele ressaltou que a empresa está produzindo material com as grandes doações dessas instituições, e que o trabalho é supervisionado pelo professor Gildário Lima, da UFDPar. “Estamos demonstrando ao Prefeito Mão Santa que podemos e queremos ajudar Parnaíba , e solicitamos ao gestor que analise a possibilidade de parceria para a compra de mais matéria-prima e impressoras 3D, para a confecção de mais máscaras e EPI aos servidores do município. Ainda garantimos que a TRON tem como produzir respiradores, que são utilizados para os casos mais graves de Coronavírus e de outras doenças, com um custo muito abaixo do mercado”, disse.


Muito orgulhoso por saber que a empresa nasceu da ideia de estudantes da universidade parnaibana, o Reitor Alex Marinho citou que hoje os produtos da TRON já são usados em várias partes do Brasil. “Já entregamos no HEDA, em Luís Correia, em Campo Maior. É um projeto brilhante, solidário, e as pessoas não precisam comprá-lo, pois o arquivo de confecção das máscaras está disponível no site da TRON. Qualquer pessoa que tenha uma impressora 3D pode fabricá-lo, até em casa. Muitas instituições no Brasil e no exterior estão usando esses equipamentos de saúde, a exemplo de Harvard, tanto para doação como de uso interno”, destacou.

A Secretária Municipal de Saúde, Rejane Moreira, também elogiou a iniciativa dos representantes da TRON e ressaltou que são essas parcerias que elevam o nível do empreendedorismo parnaibano e contribuem com as ações preventivas do município ao Coronavírus. “A união da universidade, poder público e entidades privadas sempre gera bons frutos para as cidades, ainda mais quando são capitaneadas por mentes jovens e cheias de ideias e iniciativas. A doação dessas máscaras será muito útil para nossos profissionais”, agradeceu.

Supcom - PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES