22/04/2020

Captura violenta de cães em Jacobina do Piauí gera revolta; prefeito se manifesta

14 cães foram violentamente capturados por estarem incomodando criadores de caprinos e bovinos


Vídeos da apreensão de animais de rua gravados na cidade de Jacobina do Piauí, que fica a 435 quilômetros de Teresina, provocaram revolta e a manifestação de entidades de defesa animal. 

Segundo denúncia repassada para a Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa), 14 cães foram violentamente capturados por estarem incomodando criadores de caprinos e bovinos. 

As imagens mostram os animais sendo perseguidos no meio da rua por homens que usam cordas e até pedaços de madeira para afugentá-los. 

No seu perfil oficial, a Apipa cobrou posicionamento do prefeito Gederlânio Rodrigues de Oliveira, conhecido como GD, diante da suspeita de que a ação tivesse sido coordenada pelo município. Nos perfis do gestor, diversos internautas também cobraram explicações, até que ele se manifestou em nota, negando envolvimento de funcionários da prefeitura na ação.



“Pelo teor das imagens divulgadas hoje [ontem] percebe-se claramente que não há nenhum agente do município envolvido em tais atos, não partindo deste gestor quaisquer atos formais que autorizassem o recolhimento destes cães, pois não há no município abrigo adequado para estes animais”, diz o prefeito. 

Na nota, GD diz que buscará desautorizar qualquer ato que estimule a matança ou agressão animal, e se comprometeu em acomodar os cães em abrigos temporários, até que seja dada uma solução definitiva. 

Após a nota da prefeitura, a Apipa se manifestou e confirmou que os animais estão bem, alimentados e serão avaliados por um veterinário da cidade. 

“Queremos deixar claro que a tutela desses animais será observada com cautela por nós e representantes da causa animal próximos a localidade, as providências jurídicas já foram tomadas, e os responsáveis serão encontrados, mais cedo ou mais tarde, e a cabe ao Município apurar os fatos e cumprir a lei”, afirmou a entidade.

Fonte: 180

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES