28/03/2020

Vídeo: em casa, Marcelo Magno comemora a cura da Covid-19: 'venci essa batalha'

O jornalista foi diagnosticado com a doença no dia 19 de março e se encontrava internado em um hospital particular em Teresina.

Após ser diagnosticado com Covid-19, Marcelo Magno comemora a cura em casa — Foto: Reprodução

O apresentador Marcelo Magno, da TV Clube, após receber alta do hospital nesta sexta-feira (27), gravou um vídeo comemorando por ter se curado da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O jornalista foi diagnosticado com a doença no dia 19 de março e estava internado há poucos dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular em Teresina.

Em vídeo gravado já em casa, Marcelo Magno apresentou o resultado onde atesta que não tem mais a doença. Ele contou que é o primeiro paciente curado do Covid-19 no Piauí.

“Assim que recebi alta, a primeira coisa que fiz foi ficar com a minha família e agradecendo sempre a Deus. Agradeço também as manifestações de carinho e quero dizer para as pessoas que eu venci essa batalha. Nós teremos muitas batalhas para vencer, sempre atendendo as recomendações das autoridades em saúde, em casa, tomando os cuidados e seguindo todas as recomendações nós vamos vencer esse vírus”, disse.

Marcelo Magno esteve no Rio de Janeiro e em São Paulo ao apresentar o Jornal Nacional, no dia 7 de março. O jornalista foi internado na UTI após ter seu quadro agravado. Ele precisou ser entubado para, segundo os médicos, que o tratamento surtisse efeito mais rapidamente.

O apresentador passou alguns dias sob ventilação mecânica, ou seja, respirando com a ajuda de aparelhos na UTI. Nessa terça-feira (23), foi retirada a sedação e ele já respirava sem auxílio de aparelhos. Nessa quarta, ele deixou a UTI.

"Agradeço também as manifestações de carinho e quero dizer para as pessoas que eu venci essa batalha", disse Marcelo Magno.

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio — Foto: Getty Images via BBC

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas dessas situações:

Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES