30/03/2020

Transplantes de órgãos sofrem alterações devido a pandemia do Covid-19

Central de Transplantes do Piauí. Foto: Meio Norte.com

A Central Estadual de Transplantes do Piauí foi notificada pelo Ministério da Saúde sobre alterações na realização de transplantes de órgãos e tecidos e a buscas por possíveis doadores, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

De a cordo com a Dra. Lourdes Veras, que coordena a Central do Piauí, estão mantidas apenas a retirada de múltiplos órgãos, conforme as normas estabelecidas, para os pacientes em lista de espera. 

Dra. Lourdes Veras | Crédito: Raíssa Morais 

“A determinação do Ministério da Saúde é pela suspeição da busca ativa e a captação de tecidos em doador falecido por parada cardiorrespiratória, até nova avaliação do Sistema Nacional de Transplante. Mas está mantida a retirada de múltiplos órgãos em doadores que não sejam diagnosticados com a Covid-19”, lembra.

A nota emitida pelo Ministério da Saúde recomenda que a busca de órgãos se dê por canais como telefone e aplicativos de mensagem, mas caso seja necessário o contato de forma presencial, foram estabelecidas algumas medidas a serem tomadas.

“ Foi recomendado aos profissionais, que precisem fazer essa entrevista pessoalmente, a dar preferência a reunir-se em locais ventilados, se possível limitar número de participantes, fornecer álcool em gel;disponibilizar local para lavagem das mãos, dentre outras” , disse a Dra. Lourdes Veras. 

Também está entre as orientações da pasta a realização de transplantes de córnea e de tecidos musculoesquelético somente em situações de urgência. Além das recomendações que pacientes transplantados devem seguir nesse período de pandemia.

“ Fomos orientados a intensificar o monitoramento de reações adversas nos pacientes transplantados, incluindo os sinais e sintomas clássicos e respiratórios da infecção. Também a solicitar que as consultas de rotinas possam ser realizadas através do canais de atendimento online, só em último caso por via presencial”, afirmou a coordenadora.

Fonte: Portal Meio Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Racing