24/03/2020

PI: álcool em gel e máscaras são furtados de UBS

Fundação Municipal de Saúde informou que registrou boletim de ocorrência sobre o caso.

UBS do bairro Dirceu Arcoverde, em Teresina. — Foto: Divulgação/Prefeitura

Oito vidros de álcool em gel e uma caixa de máscaras foram furtados de dentro da Unidade Básica de Saúde do bairro Dirceu Arcoverde, Zona Sudeste de Teresina, nesta segunda-feira (23). O G1 procurou a Polícia Militar e a Polícia Civil, que ainda não se pronunciaram sobre o caso.

Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o furto aconteceu nesta segunda e a polícia foi acionada. Nenhum suspeito foi identificado até o momento.

O material roubado é de extrema necessidade para os profissionais de saúde se protegerem durante atendimento e ainda garantirem a segurança dos pacientes. Devido à pandemia do novo coronavírus, o material está em falta em diversos hospitais por todo o Brasil.

Hospitais do Piauí iniciaram uma campanha e voluntários têm reunido materiais para a confecção artesanal de máscaras, gorros e jalecos, para garantir que os profissionais de saúde continuem trabalhando com segurança.

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.


Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Coronavírus: como lavar as mãos da forma ideal?

Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas dessas situações:

Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES