29/03/2020

Covid-19: Piauienses criam adaptação de ventilador mecânico

O aparelho ainda está em fase de teste


O engenheiro eletricista e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Caio Damasceno, criou uma adaptação de ventiladores mecânicos economicamente acéssivel, para assistência simultânea de múltiplos pacientes infectados com Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. O aparelho ainda está em fase de teste. O projeto totalmente voluntário iniciou somente com duas pessoas e atualmente conta com uma rede de participantes.

“Nós temos um sistema que vai transformar ventiladores mecânicos que podem servir até quatro pacientes a baixíssimo custo. A gente estima que com R$ 2 mil seria o suficiente para adaptar esses respiradores e estamos em fase de teste, mas estamos extremamente confiantes, pois conseguimos bons indicadores com esses testes”, destacou o pesquisador em entrevista na noite desse domingo (29), ao "Plantão Coronavírus", da Rede Meio Norte.


O idealizador do projeto afirmou ainda que todos os protocolos estão sendo testados para eliminar os riscos e garantir a segurança dos pacientes que utilizarem o respirador. “A primeira etapa é técnico-experimental, colocando o respirador funcionando por até 24 horas para ter certeza que o sistema funciona e a partir disso nós submetemos a Plataforma Brasil, que é o comitê de ética nacional pedindo a liberação para fazer os testes em humanos”, acrescentou.

O objetivo do grupo é disponibilizar o respirador para todo o Brasil, junto com tutoriais, códigos e qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento em processos eletrônicos vai ser capaz de manusear o equipamento.


Fonte: Portal Meio Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES