20/03/2020

Aplicativo falso sobre o Covid-19 bloqueia celulares de usuários


A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC) alertou nesta quinta-feira (19) sobre um cibercrime por meio de um aplicativo que age como um “malware, que criptografa e bloqueia os celulares, computadores e demais dispositivos onde for instalado”. O nome do aplicativo é Covid-19Tracker, que está sendo compartilhado por links nas redes sociais.

Segundo polícia, o aplicativo apresenta um mapa interativo e dados estatísticos mundiais sobre o coronavírus, mas, na verdade, ransomware, que é um tipo de software perigoso que restringe o acesso ao sistema infectado com uma espécie de bloqueio e cobra um resgate em criptomoedas para que o acesso possa ser restabelecido. Caso o processo não seja efetuado, arquivos podem ser perdidos e até mesmo publicados.

Para não cair no cibercrime, o DERCC orienta que a população realize downloads de aplicativos somente pelas lojas virtuais oficiais (Google Play para celulares Androids e Apple Store para celulares da Apple) e não clicar em links desconhecidos na internet.


Fonte: Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES