28/02/2020

Secretaria de Saúde de Teresina, PI, investiga caso suspeito de coronavírus

Paciente é uma jovem de 24 anos, que viajou recentemente para vários países, inclusive esteve no aeroporto da França, diz secretaria. Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu.

Imagem: ilustrativa/web

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou nesta quinta-feira (27) que investiga um caso suspeito de coronavírus em Teresina (PI). De acordo com o órgão, a paciente é uma jovem de 24 anos, que viajou recentemente para vários países, inclusive esteve no aeroporto da França, e apresentou sintomas compatíveis com a doença, que são similares ao de uma gripe comum.

Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, a equipe de saúde está seguindo todas as recomendações do protocolo do Ministério da Saúde. “Foi feita a notificação do caso e colhida amostra de secreção respiratória, para realização dos exames de rotina para síndromes respiratórias. Agora a pessoa encontra-se isolada em domicílio”, informou.

O presidente da FMS, Charles Silveira, afirmou ainda que, em Teresina, não há nenhum caso confirmado de coronavírus. Ele explicou ainda que a rede de saúde da FMS tem um plano de contingência e pode realizar atendimentos e que, em caso grave, o hospital de referência é o Natan Portela. “A população não precisa se alarmar, mas deve seguir os cuidados básicos de prevenção”.

Nos casos suspeitos da doença, a equipe de saúde notifica a equipe da Diretoria de Vigilância em Saúde da FMS, observando o quadro clínico e o roteiro de viagem do paciente nos últimos 14 dias. É feita coleta de exames e isolamento da pessoa com suspeita de infecção.

Segundo Amariles, ainda não há vacina ou medicamento específico para combater o coronavírus, mas há medidas de suporte que devem ser implementadas. “No atendimento, deve-se levar em consideração, por exemplo, os demais diagnósticos diferenciais pertinentes e o adequado manejo clínico. Antes de considerar caso suspeito, é preciso que a equipe de saúde descarte primeiro doenças respiratórias comuns”, disse.

Estado monitora

Após a confirmação do primeiro caso de Covid/2019 pelo Brasil, no estado de São Paulo, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) mantém as mesmas medidas adotadas pelo Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus 2019-nCoV, estabelecido pelo Mistério da Saúde.

A decisão foi tomada depois que o primeiro caso da doença no Brasil foi confirmado na capital paulista. Segundo o Ministério da Saúde, outros 132 casos estão em investigação.

A Sesapi informou que adquiriu um quantitativo maior de Equipamentos de Proteção Individual para a rede hospitalar, independente do quantitativo a ser oferecido pelo Ministério da Saúde. O Instituto Natan Portella é referência para doenças infecto-contagiosas.

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES