12/02/2020

PI: lixo eletrônico é jogado às margens do rio Parnaíba

Reprodução

Toners de impressora foram descartados às margens do Rio Parnaíba em frente ao Centro Administrativo de Teresina, localizado na Avenida Maranhão, na Zona Sul. A quantidade do lixo eletrônico presente em uma área de preservação ambiental impressiona quem passa pelo local. O caso foi denunciado por um telespectador a TV Cidade Verde nesta terça-feira (11).

O coordenador do Programa Lixo Zero da Prefeitura de Teresina, Denis Sena, em entrevista ao Jornal do Piauí, esclareceu sobre a presença lixo eletrônico e que será providenciado a retirada imediata do material. Ele destaca que o material é tôxico e pode contaminar o rio. 

"A fiscalização uma vez tomando conhecimento se deslocou até o local procurando evidências do autor do descarte; lembrando a todos que esse tipo de descarte está sujeita a penalidades de R$ 254 a R$ 3.540,00 mil, além de outras combinações permitidas por lei", comentou o coordenador. 

A produção da TV Cidade Verde entrou em contato com a Prefeitura do Centro Administrativo, que informou desconhecer a presença do material. A pasta ressaltou que os toners usados nas secretarias são locados e, quando esgotados, devolvidos à locadora responsável. 



Já a Secretaria Estadual do Meio Ambiente informou que não foi notificada da situação. A Delegacia do Meio Ambiente também está apurando o caso. Ela disse que hoje à tarde a equipe de investigação da delegacia e a perícia criminal estiveram no local para tentar identificar a possível autoria do crime e pede a imediata retirada do material pela prefeitura.

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES