10/12/2019

Projeto da UESPI em Parnaíba estimula a sustentabilidade ambiental na produção agrícola

Os alunos montaram uma produção escalonada de coentro que garante ao agricultor uma produção conforme exigência do mercado

O Projeto “Despertando a consciência agroecológica no assentamento Canaã do Norte”, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba, encerrou mais uma turma de trabalho neste mês de dezembro. Ao longo do ano, os alunos do projeto realizaram atividades com o objetivo de promover a integração de técnicas e troca de experiências entre o homem do campo e a academia.

A atividade conta com oito alunos atuantes que orientam oito famílias na produção dos seus próprios alimentos (segurança alimentar) sem uso dos agrotóxicos. A ação visa melhorar a qualidade de vida com tecnologias simples e sociais, acessíveis para todos, visando o bem-estar social da comunidade. A atividade integra o Programa de Extensão aprovado pelo PROExT, objeto do convênio entre a Uespi e MEC(2015-2019),uma realização do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão (Nea/Cajuí).

A bolsista do Nea-Cajui e estudante do curso de Engenharia Agrônoma, Janaira Campos, afirma que as atividades foram realizadas a partir de um diagnóstico rural que os alunos observaram na comunidade. “Verificamos as Fortalezas, as Oportunidades, as Fraquezas e as Ameaças (FOFA) da comunidade. Depois de um ano de trabalhando na comunidade, apresentamos hoje para os agricultores e agricultoras todas as atividades desenvolvidas, nossos erros e acertos, e claro houve muita troca de saberes”, afirma.

Vilmar e os alunos realizando os procedimentos na plantação

Os alunos foram orientados pelo professor Valdinar Bezerra. Ele afirma que o projeto serviu para despertar tanto nos estudantes quanto nas famílias, sobre a importância de sustentabilidade ambiental de uma produção agrícola de preservação dos recursos naturais (solo; água) e melhoria do bem estar social.

“Ao longo do ano foi implantado uma Unidade Pedagógica e demonstrativa de produção agroecologica com atividades práticas com as famílias e os discentes trocam conhecimentos e vivenciam uma realidade que não é vista no ensino acadêmico, e passam aprender na prática uma extensão baseada numa metodologia construtivista e participativa”, diz.

O agricultor familiar, Vilmar Luis Fochesato, destaca que o projeto trouxe avanços significativos no setor de hortaliças. “Não tínhamos nenhum conhecimento da terra e do clima desta região. Começamos com uma pequena horta onde a irrigação é feita com uma placa solar, que foi um investimento do projeto Nea-Cajui. Tivemos uma troca de experiências muito boa com o professor Valdinar e os alunos”, pontua.

O Projeto
O Nea/Cajuí leva atividades de extensão de cunho agroecológico em comunidades rurais de pequenos agricultores. A metodologia empregada busca levar conhecimentos técnicos a pequenos produtores rurais.

Os trabalhos de extensão do Nea/Cajuí tiveram início no ano de 2010 através da iniciativa de discentes do curso de Agronomia da UESPI, bem como dos professores da instituição e pesquisadores da Embrapa Meio Norte, visando atender comunidades assentadas na região Norte do Piauí.

Ascom - UESPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES