27/11/2019

Pescador morre afogado no mar de Luís Correia; Marinha alerta para ondas de até 3 metros

O comandante Dante Duarte, capitão de fragata da Marinha do Brasil no Piauí, informou que o fenômeno das marés de sizígia causa grande impacto na região

IML fez resgate do corpo do pescador que morreu afogado no mar de Luís Correia. — Foto: Thiago Mendes/TV Clube

Um pescador identificado como Anderson da Silva Sousa, 37 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (27) afogado no mar de Luís Correia. Desde ontem, a Marinha emite alerta para todo o litoral piauiense. O mar tem registrado ondas de até 3 metros, devido a um fenômeno conhecido como sizígia, quando a lua entra na fase cheia ou nova e fica alinhada com o sol, exercendo forte influência sobre as marés.

O corpo foi retirado da água e levado para o Instituto Médico Legal de Parnaíba. Não se sabe exatamente em quais circunstâncias o trabalhador faleceu, mas a causa da morte foi afogamento.

Marés de sizígia
O comandante Dante Duarte, capitão de fragata da Marinha do Brasil no Piauí, informou que o fenômeno das marés de sizígia causa grande impacto na região

“É um fenômeno relacionado à astronomia e ao movimento de rotação da terra, que causa a variação de maré, quando já lua nova ou cheia e ela entra em posição que exerce poder gravitacional no mesmo sentido do sol, fazendo com que tenha uma grande amplitude de maré. O mar avança sobre a linha de praia em pontos superiores do que normalmente vai e em seguida retrai bastante”, explicou.

Alerta
Devido à situação, vários quiosques das praias de Luís Correia foram atingidos pelas ondas e tiveram parte de sua estrutura danificada, mas sem grandes prejuízos. Contudo, a grande variação deve permanecer até esta quinta-feira (28) e o comandante da Marinha faz um alerta:

“Os banhistas precisam saber que isso provoca uma grande correnteza de retorno. Quando a maré baixa, ela tem uma grande força e gera dificuldade pra a pessoa retornar à terra, aumentando os riscos de afogamento”, disse.

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES