26/11/2019

Campus de Parnaíba sedia evento sobre Arte Santeira promovido pelo IPHAN


O Campus da Universidade Estadual do Piauí, em Parnaíba, sediará no 29 de novembro uma oficina sobre os processos de registro da Arte Santeira piauiense, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). As oficinas que acontecem hoje (26) e amanhã (27) em Teresina, e sexta em Parnaíba, também abordaram sobre o tombamento da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes localizada na capital. O evento conta com a participação de artesãos e comunidade católica.

Segundo a organização, nos dois primeiros dias as oficinas ocorrem no Conselho Estadual de Cultura e contam com técnicos e analistas da Diretoria de Patrimônio Imaterial (DPI), do Departamento de Patrimônio Material (DEPAM) e do Departamento de Cooperação e Fomento (DECOF) da cidade de Brasília. Já no dia 29, a oficina contará com técnicos do DPI.

Segundo Patrícia Bezerra, historiadora do IPHAN na superintendência do Piauí, a oficina é para discutir com os santeiros o processo de registro, e principalmente as políticas do salva guarda que vão ser norteadas depois do registro. As políticas buscam garantir que a arte santeira do piauiense continue a existir. “Quando um bem é patrimonializado, ele tem uma importância coletiva para o estado, ele se torna um bem de natureza coletiva, um bem dos detentores do bem, como nesse caso os santeiros”, conclui.

Os interessados em participar podem se inscrever, de forma gratuita, na hora do evento.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES