07/10/2019

Semar apreende arara mantida em cativeiro no Piauí

A secretaria vem intensificando as ações de fiscalização ambiental no interior do estado


A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) realizou, neste fim de semana, uma operação na cidade de Santa Filomena, interior do estado. Além de pássaros silvestres e gaiolas, a equipe de fiscalização foi surpreendida ao encontrar uma arara sendo utilizada como animal de estimação.

O animal foi encaminhado para o Parque Zoobotânico, em Teresina, onde passou por uma primeira avaliação veterinária, e deve ficar em quarentena nos próximos dias. Após esse período, uma nova análise será realizada pelos veterinários, onde se decidirá o destino da ave, que pode ser mantida no parque ou reinserida na natureza.

Segundo a auditora fiscal ambiental da Semar Catharina Teixeira, além de cometer crime ambiental, as pessoas que mantêm esses animais em cativeiro também colocam em risco a própria saúde. “Na grande maioria dos casos esses animais não têm assistência veterinária. Além disso, não há controle algum de parasitas e muito menos da questão vacinal,” esclarece a profissional.

Ela alerta para doenças que esses animais podem transmitir. “Existem mais de 150 doenças que podem ser transmitidas pelo contato com animais silvestres. Raiva, toxoplasmose, leishmaniose, micose pulmonar, hanseníase e outra infinidade de doenças. Por isso, a importância de ações como essa por parte da Semar”, explica a auditora.

Fonte: Ascom, Via 180

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES