30/10/2019

Ressaca do mar deixa donos de restaurantes apreensivos com fortes ondas no Litoral do Piauí

A Capitania dos Portos reforçou o alerta de ressaca do mar, que deixa as águas impróprias para o banho e pescaria.

Ressaca chega com ondas de até 3 metros no Litoral do Piauí

Os donos de restaurantes no Litoral do Piauí estão apreensivos com as fortes ondas que devem atingir as praias piauienses nesta terça-feira (29). A Capitania dos Portos reforçou o alerta de ressaca do mar, que deixa as águas impróprias para o banho e pescaria.

O internauta Francisco Bitencourt enviou vídeo http://g1.globo.com/pi/piaui/videos/v/ressaca-chega-com-ondas-de-ate-3-metros-no-litoral-do-piaui/8044235/ da ressaca do mar registrada às 17h30 na Praia do Coqueiro. As ondas batem forte na no paredão feito com sacos de areia pelos comerciantes para diminuir a intensidade da água.

A comerciante Raimunda Sousa Carvalho tem um restaurante na orla da Praia do Coqueiro. Segundo ela, a maré aumentou no período da tarde e passou por cima do teto do quiosque.

"A onda está muito alta, a gente fica apreensivo, mas ainda não prejudicou os quiosques. Reforçamos as estruturas dos restaurantes justamente para evitar a maré alta", contou.


Para o empresário Raimundo Pinto, a expectativa é que as ondas abaixem a partir desta quarta-feira (30). "Pela nossa experiência a ressaca deve acabar amanhã. Apesar das ondas fortes, ela ainda não trouxe prejuízos", comentou.

Maré de Sizígia

O comandante da Capitania dos Portos do Piauí (CPPI), capitão de fragata Dante Duarte, explicou que a ressaca estaria relacionada à fase da lua Nova, que provoca o fenômeno chamado de Maré de Sizígia, onde há presença das maiores e menores marés.

O fenômeno deve atingir toda a área litorânea do Rio Grande do Norte até Maranhão. São esperadas ondas de aproximadamente 3 metros

"Esperamos com o aviso de instabilidade marítima os navegantes não entrem no mar neste período, assim como os banhistas evitem a ressaca", alertou o capitão.

Fonte: Portal G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES