30/10/2019

PF cumpre mandado de busca na Seduc em nova ação da Operação Topique

Operação investiga suspeita de desvio de recursos destinados ao transporte escolar. Seduc informou que está colaborando com as investigações.

Polícia Federal do Piauí realizou operação na manhã dessa quarta. — Foto: Junior Feitosa/G1

A Polícia Federal informou que cumpriu, na manhã desta quarta-feira (30), mandado busca e apreensão na Gerência de Tecnologia da Informação, setor de informática, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Segundo a PF, a ação é mais uma etapa da operação Topique, que apura desvios em recursos federais destinados ao transporte escolar. A Seduc informou que vai se posicionar por meio de nota.

De acordo com a nota, a busca tem a finalidade de recolher dados e arquivos de servidores públicos investigados pela prática de organização criminosa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e crimes de licitação.

A Seduc divulgou nota sobre a ação. Leia a íntegra:

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) informa que está colaborando plenamente com a investigação em curso da Polícia Federal e sempre se colocou à total disposição dos órgãos de controle para esclarecer quaisquer questionamentos, visando a transparência e o correto funcionamento da administração pública.

Operação Topique

Em 2 de agosto de 2018, foi realizada a primeira etapa da Operação, segundo a PF, na época, a investigação apontou que o prejuízo somava mais de R$ 119 milhões. A PF e a CGU informaram que mais de 40 prefeituras fizeram pagamentos irregulares.

A investigação revelou a existência de um grupo de empresas que atuava na realização de fraudes em licitações, com a participação de agentes públicos, resultando na contratação com valores superiores ao valor real do serviço, causando um prejuízo aos cofres públicos na média de 40% dos valores pagos às empresas contratadas.

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES