10/09/2019

Secretaria Municipal de Saúde abre com palestra a campanha “Setembro Amarelo”


A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Saúde Mental, realizou hoje a abertura da Campanha “Setembro Amarelo”, que tem como tema “A Conscientização e Prevenção do Suicídio”, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio e suas formas de prevenção. Houve uma palestra, no auditório da Prefeitura, ministrada com o psicólogo Demétrio Beltrão.


Para a palestra de abertura “foram convidadas todas as instituições e as pessoas que estão de alguma forma com possibilidades de trabalharem esse processo de prevenção contra o suicídio e ajudar as pessoas com depressão. Foram mostradas na palestra estatísticas atuais e como nós devemos atuar e ajuda aas pessoas com depressão e tendência ao suicídio”, disse a secretária de saúde, Rejane Moreira.


Ela disse que, a partir de agora, a secretaria de saúde está fortalecendo a atenção básica no sentido de fazer um protocolo de ação nos postos de saúde, para o encaminhamento correto dos casos identificados aos profissionais, que são os psicólogos e psiquiatras.


“Todas as unidades vão trabalhar nas suas áreas com esse tipo de palestra, chamar as famílias, principalmente as que têm pessoas nessa situação; temos o programa saúde na escola, do qual participam 32 escolas e que vão receber as palestras. Vamos também fazer um movimento na Praça do Amor, no final da campanha, pra ajustar e finalizar todas essas ações”.


De acordo com o professor Demétrio Beltrão, que ministrou a palestra, é importante que essas ações não ocorram somente em setembro. É preciso que haja uma articulação, chamando os profissionais de educação, assistência social, de saúde, a população, para o fortalecimento das parcerias que haja maior eficácia. ”Nós últimos os casos de suicídio tem aumentado, não só em Parnaíba mas no Brasil como um todo. Existe a expectativa de implantação de novos Caps e eu acredito que, a nível de Parnaíba, à medida e que as clínicas especializadas, os CAPs, as ONGs, elas começarem efetivar o fortalecimento das parcerias os casos tendem a diminuir. Existe uma previsão de que em 2020 existe uma expectativa de que possa sair uma nova pesquisa para indicar se esses casos de suicídio estão diminuindo ou não”.


Fonte: Blog do B. Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES