16/09/2019

Campus de Parnaíba sedia etapa Regional da Maratona de Programação

Maratona de Programação promovida pela Sociedade Brasileira de Computação em Parnaíba

O Campus Alexandre Alves de Oliveira da Universidade Estadual do Piauí, em Parnaíba, foi sede da Etapa Regional da XXIV Maratona de Programação promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), no último sábado (14). A competição aconteceu simultaneamente em 51 sedes espalhadas em todas as regiões do Brasil. No Piauí, a competição teve três sedes: Parnaíba, Teresina e Picos, totalizando 26 times, 78 alunos. Os times são compostos por três estudantes, que buscam resolver durante 5 horas o maior número possível dos 13 problemas que são entregues no início da competição.

A maratona envolve alunos (as) de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins. A competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

Em Parnaíba, a competição aconteceu com times da UESPI de Parnaíba, do IFCE ( Instituto Federal do Ceará) campus Tianguá e da UVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú) de Sobral. Em Teresina, participaram equipes da UESPI, da UFPI ( Universidade Federal do Piauí), IFPI ( Instituto Federal do Piauí) e faculdade Estácio Ceut. “Importante podermos manter a prática da realização desta competição de programação, que eleva nos alunos o desenvolvimento da lógica de programação e do raciocínio rápido”, afirma o professor Francisco Rocha, coordenador da sede de Parnaíba.

Para o professor da UESPI Rodrigo Baluz, secretário da SBC no Piauí, a Maratona vem ano a ano despertando nas instituições e, principalmente, nas grandes empresas de Tecnologia a valorização profissional dos participantes.

Participantes da maratona de programação ao final da competição em Parnaíba

A equipe do IFCE Tianguá terminou a competição em primeiro lugar e ficou credenciada para competir na Etapa Nacional que acontecerá entre 7 e 9 de novembro, na cidade de Campina Grande, Paraíba. O segundo e terceiro lugar foi composto duas equipes da UESPI Parnaíba. Para o competidor Matheus Henrique, membro da equipe vice-campeã, a maratona é a oportunidade de participar de uma disputa saudável entre times, que está muito relacionada aos desafios da profissão, e como contorná-los. “Para você ir bem no mercado de trabalho, certos pilares são essenciais, tais como trabalho em equipe e capacidade de resolver problemas de maneira otimizada”, finaliza.

Equipe dos alunos de computação da UESPI em Teresina

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES