29/08/2019

Por que é importante a participação do povo na discussão do Orçamento Participativo?

Professor Anísio Neves em entrevista ao blogdobsilva/Foto: Camila Neto

Nesta quinta(29) e sexta-feira(30) próximas estarão acontecendo, no auditório da Prefeitura Municipal, na Rua Itaúna, audiências públicas para a discussão do Orçamento do Município para o ano 2020, ocasião em que representantes da população vão ter a oportunidade de apresentarem ao Poder Executivo, através dos secretários municipais que estarão presentes, todas as necessidades e reivindicações de suas comunidades. Para isso estão sendo expedidos convites a fim de que haja uma grande participação popular nas reuniões.

Para o Superintendente de Planejamento do Município, professor Anísio Neves, “Orçamento Participativo é um momento importante demais para a população como um todo, porque se ela se ausenta desse processo a prefeitura é obrigada a preparar o orçamento do município dentro da visão dela, sem que identifique a visão das necessidades que a população tem, na sua rua e no seu bairro, em setores como educação, saúde e infraestrutura básica, daí a importância desta participação, para mostrar a necessidade de priorizar o que é importante para o povo”, frisou.

DECEPÇÃO
Nos últimos anos a ausência de líderes comunitários em discussões como essa tem sido bastante sentida, “porque o povo andava decepcionado porque nunca via suas reivindicações sendo atendidas”. Para o professor Anísio, “realmente há um descrédito por parte da população, até porque em nível de Brasil o orçamento é apenas autorizativo, não executivo, ou seja, as ações ficam a critério do prefeito. Mas nós vamos nesses dos dias de debates mostrar que o que foi solicitado no ano de 2017 para o orçamento de 2018 e em 2018 para a montagem do orçamento de 2019. Grande parte do que foi reivindicado foi realizado pelo prefeito. Não foi atendido a todos os pedidos por conta das quedas nos repasses federais em função da crise. Mas mesmo assim é importante a participação de todos, porque se a população não disser o que quer, como é que o prefeito pode fazer?”- finalizou.

Todos os secretários vão estar presentes, dialogando com a população, mostrando o quem foi feito e o que ainda será realizado pela atual administração. Confira:



VEJA O VÍDEO:

Fonte: Blog do B. Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES