13/08/2019

Estudantes da UFPI realizam pesquisa sobre qualidade água da Lagoa do Bebedouro

Professor Eudes Lima

O professor Eudes Lima, junto com estudantes do curso de ciências biológicas, do Campus Ministro Reis Velloso (UFPI), percorreram de lanche, sábado último(10), vários pontos da Lagoa do Bebedouro, visando coletar amostras de água a fim de medir o seu “ph”(material inorgânico), para saberem da viabilidade de criação de peixes no local, através de tanques-rede. Acompanhava a equipe o superintendente municipal da pesca, Allan Pereira, o superintendente de comunicação, Bernardo Silva, e alguns repórteres de sua equipe.


“A lagoa estava muito deteriorada. Muito material orgânico em decomposição, e isso muda muito o ph da água. Não é bom pra peixe. Mas estamos fazendo análises da água superficial e profunda, para darmos algumas sugestões em alguns projetos que vão ser remetidos para o governo federal”, disse.


Segundo o professor, existem projetos que podem ser executados em curtíssimo prazo. Já há projetos aprovados e outros que poderão vir com a urbanização das margens e do entorno da lagoa. “Poderemos ter a criação de tilápia em tanque-rede. É claro que por muito tempo ninguém cuidou da lagoa. Hoje é necessário que esses tanques- rede sejam pouco profundos e compridos. Não vão seguir o padrão original”, disse o professor Eudes Lima.


O Superintendente de Pesca, da Prefeitura de Parnaíba, Allan Pereira, disse que estava muito satisfeito com os resultados dessa parceria, da prefeitura com a Universidade, o que acontece através dos cursos de engenharia de pesca e ciências biológicas. Ele disse que há a possibilidade do peixe produzido pela universidade, possa ser comercializado também no mercado do peixe.

Superintendente Allan Pereira

Alann disse ainda que o governo federal tem sinalizado de forma muito positiva no sentido de dar apoio à prefeitura nessas iniciativas. “Desde que assumimos a superintendência da Pesca, temos enviado projetos ao ministério da agricultura, através da ministra Teresina Cristina, inclusive o da fábrica de ração que já foi aprovado e deverá ser executado pela prefeitura”, destacou.


Texto:Bernardo Silva/Fotos: Camila Neto (blogdobsilva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES