14/06/2019

Vídeo mostra crianças em corredores de pavilhões em penitenciária de Parnaíba



Um vídeo do circuito interno da Penitenciária Mista de Parnaíba compartilhado nas redes sociais registrou duas crianças, sendo uma delas de colo, circulando por um corredor de um pavilhão de acesso a celas da unidade. As imagens foram captadas nessa quarta-feira (12).

Em entrevista à TV Cidade Verde nesta sexta-feira (14), o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) destacou que das 16 unidades prisionais do estado, apenas duas possuem espaço adequado onde os pais podem receber os filhos. “A situação ideal é que todo estabelecimento prisional tenha um espaço que chamamos de brinquedoteca. Infelizmente o Estado nunca proporcionou um espaço como esse em Parnaíba”.

A juíza da Primeira Vara da Infância e da Juventude, Maria Luiza Melo, reprovou o acesso das crianças aos pavilhões. A promotora Vera Lúcia Santos, do Ministério Público do Piauí disse que cada caso precisa de uma autorização específica e que as crianças precisam de um local adequado. O Conselho Tutelar de Parnaíba informou que não recebeu denúncia sobre o caso e que periodicamente visita a unidade.

Gestora do sistema prisional, a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) preferiu não se pronunciar.

Lotação
A Penitenciária Mista de Parnaíba tem uma situação de superlotação. Com capacidade para 157 detentos, a unidade abriga atualmente 675. As selas que deveriam receber no máximo oito pessoas estão com ocupação de 40 detentos.

Mães postas em liberdade
Em 2018 O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu habeas corpus de ofício para que presas com filhos que ainda não foram colocadas em prisão domiciliar tenham direito ao benefício. A medida teve como objetivo dimunuir o contatod e crianças e menores com o espaço prisional.



Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES