19/06/2019

Pesquisadores monitoram reprodução de tartaruga de couro no litoral do Piauí



Em um monitoramento de rotina a equipe do Instituto Tartarugas do Delta acompanhou a subida de uma tartaruga-de- couro para desova na madrugada desta quarta-feira, 19 de junho, na praia da Pedra do Sal, Parnaíba-PI. 

Com um tamanho de 168 cm o animal recebeu um transmissor no casco para ser monitorada via satélite. Até o momento, a equipe confirmou três ninhos de tartaruga-de-couro no litoral piauiense na temporada reprodutiva de 2019. Um ninho na praia do Arrombado em Luís Correia e os demais ninhos na praia da Pedra do Sal. Os ninhos são identificados com estacas do Instituto Tartarugas do Delta. 

“Sinalizamos os ninhos nas praias de desova com estacas e bandeira como manejo de proteção até o momento do nascimento dos filhotes, assim como para ajudar as pessoas e perceberem a importância da área nesse processo de cuidado e conservação, evitar circulação de veículos”, explicou a bióloga Werlanne Magalhães. 

Essa região faz parte da Área de Proteção Ambiental – APA do Delta, onde o Instituto Tartarugas do Delta ajuda nos trabalhos de conservação desses animais, criticamente ameaçados de extinção. A equipe do Instituto monitora a tartaruga-de-couro durante o comportamento reprodutivo que ocorre todos os anos a partir do mês de maio. 



Com os transmissores o acompanhamento é feito via satélite e dessa maneira os biólogos conseguem entender melhor o comportamento das tartarugas e traçar melhores estratégias para manejo e conservação da espécie. 

Rotas da conservação é um projeto financiado pela Shell Brasil com recursos da cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Cláusula de PD&I) dos contratos de concessão da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e executado pelo Instituto Tartarugas do Delta. 

Trabalho é realizado com as parcerias da UFPI, UESPI, SESC, ICMbio, APA delta do Parnaíba, Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado e Agência Nacional de Petróleo - ANP.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES