15/03/2019

UESPI oferta especialização para área de direito constitucional e segurança pública

Resultado de imagem para campus profº Alexandre A. de Oliveira(Parnaíba)
Imagem ilustrativa web

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP), oferta neste ano 1.158 vagas para cursos de especialização (Lato Sensu), distribuídas em 24 cursos, em 7 campi da instituição. Doze cursos são novidades nesta edição.

Destinado a graduados em Direito e outras Ciências Sociais Aplicadas, a especialização em Direito Constitucional, idealizada pela primeira vez no campus profº Alexandre A. de Oliveira(Parnaíba), e segundo ano no campus Poeta Torquato Neto(Teresina), tem por objetivos formar profissionais com excelente base técnica e sólidos conhecimentos jurídicos, comprometidos com a ética profissional, o Estado de Direito e os deveres da cidadania.

Segundo a coordenadora da especialização em Direito Constitucional, Auricélia do Nascimento, o curso oferece 14 disciplinas, dentre elas: Direito Penal, Tributário e Civil. “No estado democrático de Direito, tudo deve ser estudado a partir da Constituição Federal. Pensando nisso, buscamos ofertar um curso bem atual com enfoque nos últimos julgados do STF (Supremo Tribunal Federal)”, explica.

O curso de Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania foi construído para consolidar a temática no campo das ciências sociais, possibilitando alternativa de formação continuada para os profissionais da segurança pública e outros cidadãos que tenham interesse na temática. “Temos a expectativa de contribuir com conhecimentos acadêmicos relevantes sobre a polícia, o sistema de segurança pública brasileiro e fomentar a elaboração de projetos junto às comunidades”, disse o coordenador da especialização, em Teresina, José da Cruz Bispo.

Novidade também no edital deste semestre é a pós-graduação em Gestão, Empreendedorismo e Inovação. A especialização possibilita que os alunos entrem em contato e passem a se articular com pessoas que pensam e fazem a inovação no estado, criando seu próprio negócio, buscando um espaço no mercado de trabalho.

Para Helano Diógenes, coordenador da especialização, muitos desses empreendedores possuem boas ideias e disposição, mas demandam um processo de formação que os instrumentalize de maneira mais sólida. “O foco na criação de valor exige que os profissionais saibam se reciclar e busquem desenvolver novas soluções para atender seu público. Em uma época de rápida mudança nas bases tecnológicas, saber criar e desenvolver novos empreendimentos com forte dose de inovação é o caminho do sucesso de qualquer iniciativa”, explica.

Além desses, nove cursos de pós graduação são novidades: Língua Portuguesa e Literatura, em Bom Jesus. Ensino da Língua Portuguesa, em Oeiras; Ensino da Literatura Brasileira e Língua Portuguesa, na cidade de Picos; Estudos Linguísticos e Literários, em Parnaíba. Na capital Teresina, os campus Poeta Torquato Neto e Clóvis Moura, recebem os cursos de Gestão Pública, Gestão Financeira, Ensino de Sociologia e Filosofia, Gestão da Qualidade na Saúde e Acreditação e Gestão de Marketing e Empreendedorismo.

Para o diretor de pós-graduação da PROP, Pedro Pio, a importância desses novos cursos está, sobretudo, na proposta de aproximar discussões teóricas com a prática, principalmente na interação entre aspectos públicos e sociais. “Cursos nas áreas do Direito, da Gestão, da Saúde e da Filosofia têm alcance fundamental no debate de valorização do bem público, do sujeito, bem como dos Direitos Humanos e da cidadania. Nossa periodicidade é de dois editais por ano, sendo um em cada semestre, promovendo a qualificação de profissionais egressos da universidade e de outras instituições”, conclui.

Inscrições
As inscrições estão abertas e encerram dia 28 de março. O candidato deve imprimir requerimento através do site www.uespi.br/prop ou www.uespi.br , preencher e pagar a taxa de inscrição, que custa R$ 50,00 até dia 28 de março, devendo ser via depósito ou transferência (Banco do Brasil – Agência 1640-3, C/C 78.239-4). Os campi de oferta são em Teresina (Poeta Torquato Neto e Clóvis Moura), Dom José Vásquez Dias, em Bom Jesus, Professor Possidônio Queiroz, em Oeiras, Prof. Barros Araújo, em Picos, Prof. Alexandre A. de Oliveira, em Parnaíba e Dra. Josefina Demes, em Floriano.

Confira: Edital PROP

Assessoria de Comunicação - UESPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Racing