28/12/2018

Presidente da Câmara comunica o adiamento da votação do Plano Municipal de Saneamento Básico


A Câmara Municipal de Parnaíba através do gabinete da presidência informou há poucos minutos, que a votação do Projeto de Lei Nº 4. 368 que dispõe sobre a Lei de Política Municipal de Saneamento Básico de Parnaíba e dá outras providências, foi adiada para segunda (31).

Pelo menos seis vereadores estão fora de Parnaíba, e essa diferença impactaria no resultado da aprovação.

Essa já é a terceira data agendada para a aprovação da matéria somente neste mês de dezembro. 

A grande expectativa do governo e da oposição era para a aprovação, ou não, desta matéria. Comitivas da própria Agespisa já se encontram em Parnaíba desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (28), e se organizavam para estarem presentes às 18 horas no plenário da câmara.

O projeto de lei dividiu opiniões de grande parte da sociedade, as duas frentes políticas da câmara não cediam, até que hoje dois artigos da matéria foram suprimidos, foram eles: o artigo 75 e artigo 114. Um sinal de recuo por parte do poder executivo municipal.

Ao suprimir o artigo 75, a prefeitura abre mão da municipalização dos serviços de tratamento de água potável e saneamento, serviços que são hoje, de competência da Agespisa.

Se na segunda-feira, a câmara não aprovar a matéria, a Secretária Municipal de Infraestrutura Maria das Graças, disse que o município vai representar a câmara por omissão, uma vez, que o Ministério Público do Piauí, tem cobrado da prefeitura celeridade na aprovação da matéria.

Apesar da sensação de já possuir maioria dos votos para aprovar a matéria, a base aliada do governo Mão Santa na câmara, foi surpreendida com pelo menos quatro viagens de seus vereadores.

O mesmo aconteceu com a oposição, que ontem reuniu vereadores em uma reunião, onde se questionava a apresentação do plano que o município alega possuir “Eu não vi em lugar nenhum esse plano que eles dizem ter, já li a matéria várias vezes” disse o vereador Ronaldo Prado em entrevista à Rádio Cidade.

Com os ânimos exaltados, os governistas decidiram se organizar melhor para a segunda-feira, e aprovar no último dia do ano a polêmica matéria do Plano Municipal de Saneamento Básico. Vale lembrar, que Parnaíba pode ser prejudicada com a perda de recursos federais, caso essa matéria não seja aprovada.

Fonte: BTM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES