23/11/2018

Prefeitura de Parnaíba vai celebrar domingo (25) Centenário de nascimento do deputado federal Pinheiro Machado


A Prefeitura Municipal de Parnaíba, por sugestão do prefeito Mão Santa, organizou uma programação para celebrar o centenário de nascimento do deputado federal José Pinheiro Machado (in memoriam), que transcorre no próximo domingo (25).

A programação consta de uma Missa às 8h, na Igreja de São Sebastião, seguida de uma solenidade, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), às 9h, onde será feita a entrega (in memoriam) da Medalha e do Diploma do Mérito Municipal, aos familiares do homenageado.

Também será feita a entrega do Diploma de “Honra ao Mérito” ao empresário Onofre Martins e Sousa Filho, também membro da família.

Biografia
José Pinheiro Machado (Parnaíba, 25 de novembro de 1918 — Teresina, 21 de novembro de 1982) foi um industrial, jornalista, advogado, professor e político brasileiro que exerceu três mandatos de deputado federal pelo Piauí antes de falecer. Deixou quatro filhos ao falecer: Daina, Renato, Cynthia e Ivana.

Filho de Pedro Machado de Moraes e Maria de Lourdes Pinheiro Machado. Advogado formado na Universidade Federal do Piauí em 1959 e graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará em 1968, possui o curso de relações humanas no Instituto Dale Carnegie de Washington tendo sido ainda locutor e noticiarista na época da Segunda Guerra Mundial quando fazia suas transmissões de rádio direto de Nova York.

Em Parnaíba foi vice-presidente da Companhia de Força e Luz, diretor da empresa Telefones Norte do Piauí S/A, presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Norte do Piauí, presidente da Rádio Educadora de Parnaíba e da Fundação Educacional de Parnaíba. Conselheiro do Serviço Social do Comércio no Piauí, foi professor titular do curso de Administração da Universidade Federal do Piauí.

Sua estreia na política se deu pela UDN quando foi eleito vereador de Parnaíba chegando à liderança de sua bancada e à presidência da Câmara Municipal. Após o bipartidarismo ingressou na ARENA chegando a vice-presidente do diretório regional sendo eleito deputado federal em 1970, 1974 e 1978 alinhando-se ao grupo liderado por Alberto Silva que antagonizava com os partidários de Petrônio Portela pelo controle da sigla no estado, disputa que fazia os referidos líderes alternarem vitórias e derrotas.

Ascom PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES