10/10/2018

Secretaria Municipal de Saúde desenvolve atividades do “Outubro Rosa”


Neste mês, com o Outubro Rosa, o trabalho se concentra na educação e sensibilização da população feminina sobre os cuidados com a saúde da mulher. Hoje, na manhã desta terça-feira (09), foi o pontapé inicial para o começo da Campanha Outubro Rosa, uma realização da Secretária de Saúde do município. O Grupo de Expressão Corporal e Autoestima (Geca), do módulo 16 no bairro Bebedouro, preparou uma manhã com muita dança para conscientizar as pessoas sobre a necessidade da prevenção.


A assistente social do NASF, Adriana Lima, falou da importância das mulheres aceitarem fazer o diagnóstico, buscando formas de combater esse agravo de saúde pública. “A saúde da mulher tem que ser o ano todo, mas aproveitamos o mês de outubro para chegarmos às mulheres para conscientizá-las de que o ano se passou, e não houve preocupação com a saúde das mesmas. Queremos que elas difundam essa corrente porque temos que alcançar outras mulheres. Lembrando que é doença que tem cura quando detectada cedo”, disse Adriana.


Para a médica Verbena Santos, a campanha outubro rosa tem como objetivo principal alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. “É preciso estar ciente que a mobilização não pode parar, ela precisa acontecer o ano inteiro. Ainda perdemos milhares de mulheres por ano que sofrem dessa terrível doença que pode ser evitada, através principalmente da conscientização.”


Katia Maria Sousa, 46 anos, participa do grupo há cerca de 1 ano e relata a importância do conhecimento do próprio corpo e da realização do autoexame. “As mulheres têm medo de realizar o autoexame nos seios. Temos que nos amar e conhecer melhor o nosso corpo. Não podemos ter preconceito”, enfatizar aluna do Grupo Geca.


Em todas as unidades básicas de saúde estão acontecendo atividades do Outubro Rosa. Ontem aconteceram ações nos módulos 04 do Posto de Saúde Iracema Feitosa e 09 Unidade de Saúde São Vicente de Paula, também realizaram palestras e atividades voltadas para Outubro Rosa.

Como fazer:
Para se fazer a observação em frente ao espelho deve-se retirar toda a roupa e observar seguindo o seguinte esquema:

Primeiro, observar com os braços caídos;

Depois, levantar os braços e observar as mamas;

Por fim, é aconselhado colocar as mãos apoiadas na bacia, fazendo pressão para observar se existe alguma alteração na superfície da mama.

Ascom - PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES