25/10/2018

Biblioteca Municipal desenvolve o “Projeto Conhecendo e Convivendo com Biblioteca” para o público infantil


A leitura é uma atividade muito importante para o desenvolvimento da criança. E o hábito da leitura só se adquire lendo, sendo assim, com o objetivo de proporcionar o acesso às práticas que envolvem a literatura de maneira prazerosa, as professoras e psicopedagogas Rejane Moura e Rozenilda Castro criaram o “Projeto Conhecendo e Convivendo com Biblioteca”, que está acontecendo todas as terças, quartas e quintas-feiras, na Biblioteca Pública Municipal Senador Alberto Silva, em frente à Praça Mirócles Veras, que possui salas bem equipadas, climatizadas e decoradas de forma a bem receber seus visitantes.

De acordo com professora Rejane, a ideia do projeto surgiu pelas experiências de dentro de sala de aula. “Percebemos a dificuldade dos alunos que não tinham acesso à biblioteca e também que estavam com dificuldade na leitura e na escrita. De forma prazerosa, as crianças do Projeto agora participam de contações de histórias, teatro de fantoches e visitas à biblioteca”, relatou Rejane.


As escolas foram selecionadas pela Seduc (Secretaria Municipal de Educação), com prioridades aos alunos que não possuem biblioteca em suas escolas; e também as escolas mais distantes, onde os alunos não têm acesso à biblioteca.


“A questão é estimular a prática de leitura, quem está acostumado com a leitura desde a 1ª infância se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida toda. O contato com os livros pode mudar o futuro. As atividades do projeto estão surtindo efeito e tem ganhado uma grande proporção”, falou a bibliotecária Christiane Lins, da Biblioteca Senador Alberto Silva.


Para o deslocamento das crianças até a biblioteca, a prefeitura de Parnaíba fez uma parceria com a Seduc. “É feito um agendamento prévio com o coordenador dos ônibus da Seduc, que traz os alunos até o Projeto”, disse a professora Rejane.


O projeto possui uma parceria com a Faculdade UNINASSAU, que dispôs 20 estagiários do curso de pedagogia para ajudar no Projeto. Segundo a bibliotecária Christiane Lins, a parceira com a faculdade deu muito certo, inclusive já existem outros cursos que estão se envolvendo no Projeto. “Deu tão certo que o curso de educação física já está com atividade físicas para os alunos do Projeto”, frisou.

Hoje o “Projeto conhecendo e convivendo com biblioteca” conta com participação de 105 alunos de escolas municipais. Cada turma vem com 35 a 40 alunos. “Aos sábados, a cada 15 dias, pela manhã e à tarde, também trabalhamos com os alunos da escola Municipal Caio Passos, que possuem deficiências na leitura”, informou Rejane Maria Moura


Christiane informou ainda, que a biblioteca está aberta ao público para empréstimo de livros, bastando para isso fazer um cadastro. “Só trazer identidade, CPF, comprovante de residência e duas fotos 3×4. Nosso acesso está bem satisfatório e contamos com quase 10 mil livros em nosso acervo”, relatou.

Ascom - PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES