26/09/2018

Raul Furtado Bacellar, farmacêutico que atuou por mais tempo no Brasil.

Raul Bacellar fundou a “PHARMÁCIA DO POVO” que ainda hoje está de portas abertas no Porto das Barcas.

Dr. Raul Furtado Bacellar, farmacêutico

Dr. Raul Furtado Bacellar nasceu na cidade do Brejo dos Anapurus, Maranhão, em 26 de maio de 1891 e falecido em 12 de novembro de 1996 em Parnaíba (PI). Seus estudos universitários foram iniciados no Rio de Janeiro, daí transferindo-se para a cidade de Belém do Pará, onde se formou em farmácia-química e letras, em dois de dezembro de 1911, com apenas vinte anos de idade.

Iniciou o exercício da profissão viajando a bordo de um vapor cargueiro que fazia linha pelo baixo Amazonas, cuidando de impaludados. 

Pharmácia do Povo no Complexo Arquitetônico Porto das Barcas, em Parnaíba (PI).

Em 1920 fixou residência na cidade de Parnaíba a convite do seu irmão, o engenheiro Miguel Furtado Bacellar, então Diretor da Estrada de Ferro Central do Piauí. A sete de março de 1927 abriu, em Parnaíba, no litoral piauiense, a “PHARMÁCIA DO POVO”. que, ainda hoje, está de portas abertas, servindo ao povo parnaibano e a quantos ali aportam.

Em Parnaíba desenvolveu, além do seu apostolado como farmacêutico, diversas outras atividades voltadas para a terra e para gente que o tratava como um de seus mais ilustres filhos. Foi fiscal federal do Ginásio Parnaibano; fiscal estadual da Escola Normal Francisco Correia; fiscal estadual da Escola Normal Nossa Senhora das Graças; atuou decisivamente para o reconhecimento do educandário União Caixeral; presidente da Companhia de Luz e Força; juiz distrital da Comarca por mais de uma década, sobressaindo-se como Magistrado culto e, sobretudo, correto na aplicação do direito; fundador e primeiro secretário do Rotary Clube; fundador e primeiro tesoureiro da Associação Parnaibana de Imprensa e, finalmente, um dos construtores da Casa do Jornalista de Parnaíba, pioneira no estado do Piauí.

Pharmácia do Povo no Complexo Arquitetônico Porto das Barcas, em Parnaíba (PI)

Foi jornalista, tendo colaborado em diversos jornais e revistas, de diversos pontos do Brasil, na abordagem de assuntos dos mais diversos. Foi sócio honorário do Clube do Repórter de Parnaíba foi integrante da União Brasileira de Escritores, no Piauí; membro da Academia Parnaibana de Letras (APAL).

Foi membro titular do 1º Congresso Piauiense de Bioquímica e Farmácia; do Conselho Regional de farmácia do Estado do Piauí; da Associação Farmacêutica Piauiense; do Sindicato dos Farmacêuticos do Piauí; da Sociedade Brasileira de Analises Clinicas, Regional do Piauí.

Fundação Dr. Raul Furtado Bacelar tem sua sede no antigo prédio de sua residência, na Rua Vera Cruz, 744, bairro São José, em Parnaíba-Piauí

Coleciona, dentre outras, as seguintes honrarias: diploma do mérito especial, do Rotary Clube de Parnaíba, aos 45 anos de fundação da entidade; diploma de honra ao mérito outorgado pelo jornal A AÇÃO, de Parnaíba, diploma de honra ao mérito pelo bom aproveitamento no curso “O Mundo de Amantia” e memorial que escreveu a respeito das escrituras sagradas, conferido pela Igreja Adventista, do Rio de Janeiro; medalha comemorativa dos 50 anos da Academia de Farmácia e por sua participação no engrandecimento da farmácia cientifica brasileira; cidadão parnaibano, conferido pela Câmara Municipal de Parnaíba.

Foi o farmacêutico que atuou por mais tempo no Brasil, segundo pesquisa nacional para o 1º Acervo Cultural Farmacêutico do Brasil, realizada recentemente pela Fundação Roberto Marinho/Laboratório Roche, servindo ao seu povo e à sua gente, manipulando, diuturnamente, aos meizinhas de que tanto necessitavam os que, menos protegidos da sorte, que sofriam dos mais diferentes males do corpo e do espírito. Além do remédio, recebiam o carinho e a palavra amiga e confortadora do autentico apóstolo, nascido nas brenhas do velho Maranhão.

Raul Furtado Bacellar entendia que o farmacêutico devia ter um papel mais importante, isto é, além daquele de simples vendedor de remédios, no atendimento de receitas. Daí, a sua permanente dedicação ao seu laboratório, onde, diariamente, ao longo dos seus 75 anos de profissional da medicina especializada, preparava ele próprio, variada quantidade de remédios que prescrevia a quantos o procuravam na sua Farmácia do Povo, situado à Praça da Graça, nº 729, em Parnaíba, Piauí.

Pai de vários filhos, hoje espalhados por este Brasil afora, todos levam a marca de sua inteligência e do seu grande espírito. Benjamim, Fernando Antônio, Renato Araribóia, Olavo Ivanhoé: destaco o primeiro como seu ex-aluno no velho Ginásio Parnaibano, na década de 1950.

Raul Bacellar, como se vê, prestava os mais relevantes serviços, não só ao povo de Parnaíba, mas há muitas gerações de piauienses dos quatro cantos do Estado. Recebeu o titulo honorífico de CIDADÃO PIAUIENSE - quanto lhe podemos honestamente oferecer, Por quanto de bom proporcionou ao povo deste estado - a que se junta o número de filhos que fez nascer em terras piauienses, por eles engrandecidos por este mundo afora. Recebe a nossa homenagem de gratidão e de reconhecimento a tudo isso.

O Dr. Raul Furtado Bacellar deixou, em vida, uma Fundação que leva o seu nome, com sede no antigo prédio de sua residência, na Rua Vera Cruz, 744, bairro São José, em Parnaíba-Piauí, entidade que ao longo dos anos de existência tem prestado meritórios serviços nas mais diversas áreas educacionais, culturais, sociais, também de saúde, com amparo à criança, ao adolescente e ao idoso. 

Fonte: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Anuncio google