03/07/2018

Secretário de Saúde avalia 4 meses à frente da pasta


Durante quase 4 meses à frente de uma das mais importantes pastas da estrutura administrativa do município, o odontólogo Leonardo Correia, secretário municipal de Saúde, elegeu alguns ganhos de sua gestão, com destaque para a aquisição de ambulâncias, qualificação profissional, reabastecimento de medicamentos nos postos, além da realização de concurso e teste seletivo pela sua secretaria, previstos ainda para esse ano.


Segundo Correia, a saúde é um dos assuntos que mais preocupa a atual administração municipal, bem como a equipe que ele comanda na Secretaria de Saúde. “Quando assumimos a responsabilidade de administrar esta secretaria já sabíamos que os desafios seriam enormes, devido à grande demanda existente”, destacou o secretário.

Médicos nos Postos:
“Quando eu assumi, a secretaria de Saúde tinha 80 médicos e hoje temos 103 profissionais de saúde ativos no município. Hoje quase todos os médicos da região já prestam serviços pra gente. Arrumar médico pra cidade de Parnaíba é difícil. Não é tão fácil, como pensam”.

Estudantes de medicina tem parceria:
“Falaram que a prefeitura não estava permitindo que alunos da UFPI e Iesvap tivessem acesso aos estágios nas Unidades Básicas e nos postos. Isso não aconteceu. Estávamos e estamos com as portas abertas. Nunca existiu isso, pelo contrário, na minha cabeça a academia tem que vir para dentro do setor público, para eles mostrarem novas técnicas. Eles vão aprender e também nos ensinar. Com os acadêmicos dentro da saúde, quem ganha é Parnaíba” – salientou.

Medicamentos:
“Quando eu assumi, o TCE (Tribunal de Contas do Estado) bloqueou algumas empresas que haviam vencido as nossas licitações. Então tivemos que realizar outras licitações. E foram realizadas nos dias 17,18 e 19 de junho e, a partir desta semana, será possível comprar os medicamentos necessários, com tudo legalizado, para distribuirmos para os postos”.

“Vamos conseguir suprir a demanda, mas a partir de agora vamos comprar de forma organizada e por meio de planilhas. Foi realizado um levantamento em cada posto de saúde, sobre a quantidade de remédios para os hipertensos, os diabéticos e outros medicamentos, de forma que possamos ter um controle. Vamos acompanhar tudo e a cada 3 meses faremos uma análise para que não faltem os medicamentos nos postos para a população”.

Ambulância:
“Já providenciamos novas ambulâncias também. Já tem uma pronta para entrega, modelo Amarok 4X4, que vai permitir o transporte para a zona rural e que vai servir muito para nosso Pronto Socorro. Duas ambulâncias estão sendo montadas. Uma servirá ao Samu, que desejo sanar problemas ali existentes. A compra dessas ambulâncias foi graças à uma emenda do deputado federal Heráclito Fortes. A outra foi comprada com recursos da prefeitura municipal. Eu vejo que estamos no caminho certo e, em pouco tempo à frente da secretaria, já avançamos”.

Concurso e teste Seletivo:
“Logo mais a secretaria de saúde estará realizando um concurso público e um e teste seletivo. Já aprovados pela Câmara Municipal e encaminhados para que seja realizada a licitação para escolha da empresa que vai realizar as provas. Dentro de 40 dias será divulgado quem ganhou a licitação. Lembrando que serão dois processos. Sendo que teste seletivo possui 2 anos de validade. Dentre as vagas para o concurso estão: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e dentistas. No teste seletivo são várias as vagas para psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogas e outras”.

Saúde Mental:
De acordo com o secretário, estão previstos vários cursos na área da saúde com psicológicos e psiquiatras renomados do Estado e mais uma formação para atender a população. “Peço que a mídia não noticie ou divulgue imagens de pessoas que tentaram ou conseguiram cometer suicídio”, aconselha o secretário, ressaltando: “se há uma desconfiança, é importante que se converse diretamente com a pessoa que está sofrendo ou simplesmente o abrace”.

Leonardo Correia finalizou a entrevista dizendo que ficou feliz com a pesquisa em que aparece em primeiro lugar, dentre os secretários municipais e diz que este resultado também serviu para aumentar a sua responsabilidade.

“Com muita alegria que recebo essa notícia. E vejo que é reflexo de muito trabalho, ao longo de 3 meses à frente da secretaria, com muito esforço e muita dedicação. Para alcançar o sucesso em tudo que você faz tem que ter muita dedicação, muito foco e muita meta. Não estou envaidecido e sim vejo que tenho agora uma responsabilidade maior. Vamos continuar nosso trabalho para que Parnaíba cresça e quem ganha é a população”, concluiu.

Ascom - PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES