30/07/2018

Piauí é o estado brasileiro que mais vai receber radiação solar em agosto



O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) revela que o Piauí é o estado brasileiro que mais vai receber radiação solar no mês de agosto. Para esta semana, a temperatura média em Teresina é de 37º C e a previsão é de baixa umidade e escassez de chuva nos próximos dias. 




"O mapa do Inmet mostra que o Piauí é o estado do Brasil que mais vai receber luminosidade no mês de agosto. Isso está dentro da média e é normal porque diminui a cobertura de nuvens. Estamos sob um bloqueio atmosférico, ou seja, uma massa de ar seco que está criando essa condição de antecipação do calor", explica o climatologista Werton Costa.

Sobre as altas temperaturas registradas em julho, ele diz que também é normal para o período, devido a massa de ar seco que atua em todo o país. 

"O bloqueio deve cessar na próxima semana, mas daí já entramos em uma outra condição que é a normal do nosso Estado. Vamos entrar no ciclo seco, apesar de algumas sutilezas, manhãs mais agradáveis. A gente espera uma sensível melhora, embora seja necessário muito cuidado devido ao ar seco e a baixa umidade", explica o climatologista.


Mapa da umidade

Werton Costa acrescenta ainda que dados mapeados pelo Inmet confirmam a condição climática de ar seco e temperaturas elevadas para o período.

"No mapa de umidade [mapa verde] é possível ver que a umidade vai cair bastante na área central do Piauí. Já no mapa de temperatura [mapa em tons de amarelo] mais uma vez se observa, na parte central e Norte do Estado, temperaturas elevadas. Já o mapa da chuva [mapa em tons de vermelho] demonstra menos chuvas nas áreas mais escuras", complementa o climatologista. 


Mapa da temperatura


Mapa da chuva

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES