30/07/2018

MARIA FUMAÇA DA PARNAÍBA - Série Parnaíba 174 anos



*A locomotiva “Maria Fumaça”, prefixo 29, é um dos mais importantes equipamentos da época de ouro da história recente do Piauí, se encontra atualmente na Esplanada da Estação servindo de atrativo turístico à cidade de Parnaíba, tem procedência da rede de Viação Cearense, Estrada de Ferro Central do Piauí e Rede Ferroviária Federal S/A. 

Possui bitola 1,00 m, com 40 cm de diâmetro dos cilindros, configuração das rodas 0-4-0 e 57 cm de curso dos pistões. Seu comprimento é de 5,22 m. Graças a um trabalho da Secretaria da Cultura de Parnaíba, em 2006 (Gestão Arlindo Leão), ela foi incluída no Inventário das Locomotivas a Vapor do Brasil, sendo, portanto, a única do Piauí a fazer parte da Memória Ferroviária Nacional. O Inventário das Locomotivas a Vapor do Brasil encontra-se em todas as bibliotecas públicas do país e entidades do exterior ligadas ao setor de ferrovia. 

A história da 29 é cheia de lances interessantes e controvérsias. Ela foi fabricada nos Estados Unidos, segundo alguns historiadores, por volta de 1916 para servir à Estada de Ferro Central do Piauí que seria criada quatro anos depois. 

Desativada há várias décadas, estava virando sucata até que na década de 80 foi recuperada, limpa e passou a fazer parte da ornamentação da Praça Mirócles Veras. Mas novamente o descaso e o vandalismo perseguiram a velha 29 que quase virou lixo em pleno centro da cidade de Parnaíba-PI. 

*Escrito por Francisco Gerson A. de Meneses/Portal Costa Norte

Em 2017, já na Praça da Estação, a velha 29 ganhou uma total revitalização, passando a ser atração turística em pleno centro de Parnaíba.



 




Para acompanhar o nosso trabalho nas redes sociais:

Curta a nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/phbemnota
Siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/phbemnota/

Fotos: Renato Farias e Gabriel Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES