12/07/2018

Engenho Cultural São Francisco reúne vasto acervo de arte em Parnaíba


Um espaço completamente voltado à arte: este é o Engenho Cultural São Francisco. Situado no povoado Cacimbão, zona rural de Parnaíba, a poucos metros da BR-343, o local abriga um vasto acervo do artista plástico Jackson Cristiano, além de obras de levam a assinatura de outros artistas consagrados, do Piauí e de outros estados.




Um exemplo são os painéis em cerâmica do mestre pernambucano Francisco Brennand. A arte em cerâmica, aliás, é uma paixão de Jackson e pode ser encontrada em todos os cantos por lá. E foi justamente a inspiração da oficina de Brennand que levou o piauiense natural de Pedro II a erguer seu próprio local para abrigar e preservar a arte.


Aquilo que levou anos para ser construído agora está ao alcance de quem desejar visitar. Nesse passeio, logo na entrada do Engenho Cultural, encontra-se a loja onde são comercializadas joias e semijoias, além de esculturas produzidas em um ateliê próprio, onde o artista dá asas à sua criatividade, o que resulta nas mais variadas peças.


Passando por belos jardins em um verdadeiro complexo arquitetônico, eis que chega o museu. Nos fundos há uma área onde é possível apreciar obras de outros artistas piauienses, que impressionam pelo expressionismo, retratando figuras e ambientes típicos da cultura nordestina. Já em outro espaço, Jackson Cristiano expõe em sua maioria obras próprias, fruto de anos como pintor, ao lado do acervo construído ao longo da vida.


A ideia é regulamentar o espaço oficialmente um museu, dentro do que exigem os trâmites da legislação brasileira. Paralelo a isso, está sendo construída uma pousada com arquitetura evidenciada em bangalôs feitos com eucalipto e palha da carnaúba. O Engenho Cultural São Francisco iniciou suas atividades em dezembro do ano passado e também pode ser encontrado nas redes sociais.


https://www.facebook.com/engenho.c.s.francisco/ https://www.instagram.com/engenho.c.s.francisco/

Fonte: Portal Costa Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES