26/07/2018

Cepisa leiloada | Ministro diz que venda vai acabar com "apartheid energético"

Cepisa foi arrematada pela Equatorial Energia S.A. durante leilão realizado nesta quinta (26) ma Bolsa de São Paulo


O ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, disse em entrevista à imprensa nacional que a venda de distribuidoras das regiões Norte e Nordeste, como ocorreu com a Cepisa, nesta quinta-feira (26/07) podem ajudar a acabar com um "apartheid energético" no país.

"Tomamos a decisão de acabar com o verdadeiro apartheid energético que se vive em nosso país", disse o ministro.

Moreira pontua ainda que além de garantir melhor preço aos consumidores, essa é uma oportunidade de levar à melhoria na prestação de serviços. “Temos as regiões Norte e Nordeste com uma energia de qualidade mais baixa, pagando um preço mais caro, em condições de abastecimento totalmente diferenciadas do resto do país. Isso não é saudável”.

O leilão no qual a Cepisa foi arrematada pela Equatorial Energia S.A., executado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ocorreu na bolsa de valores de São Paulo. 

À Agência Brasil, o diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, estimou em 8,52% o desconto tarifário inicial ao consumidor , tendo em vista o desequilíbrio de custos identificado na concessão atual da distribuidora. Além disso, a vencedora do leilão terá de devolver a outorga de R$ 95 milhões à União.

Leilão
No leilão, seria considerada vencedora a proponente que oferecesse o lance com maior índice de deságio na flexibilização tarifária, que deveria ser acima de zero. A Equatorial Energia SA ofereceu, em envelope lacrado, o índice de 119 pontos.

A Cepisa foi a primeira das seis distribuidoras da Eletrobras a ser privatizada. No último dia 18, o BNDES havia afirmado que manteria a realização do leilão no dia 26, após uma decisão judicial ter suspendido uma liminar que impedia o leilão das subsidiárias da Eletrobras.

Com informações da Agência Brasil, via 180

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES