28/07/2018

Candidatos do concurso da Polícia Civil do PI pedem anulação de questões por suspeita de plágio

O G1 tentou contato com o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), mas ninguém foi encontrado.

Algumas questões teriam sido copiadas parcialmente. (Foto: Reprodução)

Candidatos que realizaram o concurso da Polícia Civil do Piauí para o cargo de perito, no dia 1º de julho, estão pedindo a anulação de oito questões da prova de química, que eles afirmam terem sido plagiadas. O Ministério Público do Estado foi acionado. O G1 tentou contato com o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), mas ninguém foi encontrado.


Segundo os candidatos, ao todo oito questões da prova de química foram encontradas em livros, provas de concursos anteriores no estado e até em páginas online. Segundo eles, isso poderia beneficiar algumas pessoas de forma injusta.

“Quem estuda há algum tempo já conhece as questões. Nós localizamos essas de química, mas deve ter de outras disciplinas. Como que tem uma questão em um concurso que está até em sites da internet e que já apareceram em outras provas dentro do estado?”, questionou um candidato, que não quis se identificar.

Segundo ele, as questões são: 31, 35, 37, 42, 47 e 54, copiadas totalmente, e 34 e 56, copiadas parcialmente. Algumas, segundo os candidatos, possuem inclusive as mesmas alternativas, ordenadas da mesma forma. Em outras, valores de fórmulas químicas foram alterados, mas o enunciado foi mantido.

O candidato informou que acionou o Ministério Público do Estado, que está tomando providências. Houve recurso quanto às questões, mas a resposta do Nucepe, segundo ele, foi de que isso seria algo “comum” e que não houve cópia, apenas semelhança entre questões do mesmo conteúdo.

O G1 tentou contato com o Nucepe, mas ninguém foi encontrado para falar sobre o caso.

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES