04/06/2018

Prefeito Mão Santa assegura apoio à Associação de Manjubeiros do Igaraçu


São cerca de 35 associados que sustentam suas famílias com a venda do que pescam. Eles compõem a Associação dos Pescadores de Manjuba do Rio Igaraçu e enfrentam a vida com muita dificuldade, estando sempre à espera do apoio do Poder Público. “O prefeito Mão Santa me pediu para ir até eles a fim de atendê-los numa reivindicação feita ainda na campanha, que é aquisição de uma Câmara Fria para o resfriamento e congelamento de pescados, porque sem esse benefício eles estão tendo prejuízos”, informou o Diretor Operacional da EMPA, (Empresa Parnaibana de Serviços Públicos) Paulo Pinto.


Segundo ele, os pescadores vendem a manjuba também para outros municípios e atualmente o produto é armazenado em caixas de isopor, “o que não é a forma ideal, até porque eles não podem armazenar grandes quantidades e, assim, terminam não aproveitando a safra e tendo prejuízos”, frisou. A saída em busca do produto se dá conforme a força da maré que propicia o aparecimento do peixe.


De acordo ainda com Paulo Pinto, a equipe da secretaria municipal de infraestrutura também está integrada neste objetivo e realiza estudos para encontrar a melhor forma de resolver o problema, “porque a decisão do prefeito é ajudar naquilo que for possível”, salientou.


Paulo Pinto informou, por outro lado, a existência de uma câmara móvel no entreposto pesqueiro, mas está danificada pela ação do tempo, inclusive sem motor. “Vamos conversar com os engenheiros da Seinfra para ver se recuperamos ou construímos uma de alvenaria, verificando também a localização do entreposto que é na beira-rio”, pontuou. Ele disse que o prefeito já autorizou a secretária Gracinha Moraes Souza a atender a reivindicação dos pescadores e “ela também já abraçou a causa. Com isso, eles vão armazenar por mais tempo o pescado e dispor da produção por um período maior, com renda para o sustento de suas famílias”, finalizou.

Ascom - PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES