25/06/2018

'Fake news' merecem atenção e reação eficaz da Justiça, diz presidente do TRE

"O fenômeno do fake news merece a atenção especial e reação eficaz da Justiça Eleitoral no atual processo eleitoral"


O presidente do Tribunal Eleitoral do Piauí, desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho, declarou nesta segunda-feira (25) que a Justiça Eleitoral está atenta e vigilante para a divulgação das chamadas fake news (notícias falsas publicadas na internet), para garantir a punição dos autores e de quem delas se beneficiar durante o pleito eleitoral em curso. Segundo ele, por seu poder massificador, estas notícias, uma vez viralizadas, podem destruir uma candidatura, comprometendo o resultado das eleições.

O Desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho participou na última quinta-feira do Seminário Internacional sobre Fake News que debateu as experiências e os desafios que envolvem esse tema, com participação de representantes de vários países e especialistas no tema. O evento foi realizado no edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, numa promoção do TSE em parceria com a União Europeia, o contou também com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e do Ministério da Fazenda.

O presidente do TRE-PI, destacou a importância do seminário por oportunizar a troca de experiências entre diversos setores da administração pública e autoridades de outros países, dentro de um problema que é comum a todos. “O fenômeno do fake news merece a atenção especial e reação eficaz da Justiça Eleitoral no atual processo eleitoral no sentido de evitar, combater e punir a publicações falsas, que têm um grande potencial de influenciar negativamente a eleição, atentando contra a isonomia entre os concorrentes”, disse o presidente do TRE do Piauí.

Fonte: Com informações da Ascom/TRE-PI, via 180

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES