11/06/2018

Concurso da Policia Civil transcorre dentro da normalidade durante primeira etapa

Portões abriram uma hora antes da prova, às 7h. Entrada ocorreu sem muito tumulto| Foto: Divulgação SSP-PI

Um total de 21.356 candidatos se inscreveram no Concurso da Polícia Civil para o cargo de Delegado e Agente aplicado pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) da Universidade Estadual do Piauí. A primeira etapa do certame, iniciada às 8h30 e com duração de cinco horas, está em andamento e transcorre dentro da normalidade.



Neste domingo (10), estão sendo realizadas a prova objetiva para o cargo de Delegado e as provas escrita objetiva e dissertativa para o cargo de Agente. O cargo mais disputado é o de Delegado de Polícia Civil com uma concorrência ampla de 133,8 e 19,80 para pessoa com deficiência. O concurso também contempla vagas para o cargo de Perito cuja primeira etapa será aplicada dia 01 de julho.

Serão classificados candidatos em número de três vezes o total de vagas disponibilizadas e mais os que ficarem empatados na última colocação. Na modalidade Cadastro de Reserva, o concurso oferta 50 vagas para Delegado, 250 vagas para Agente e 50 vagas para Perito. Os candidatos classificados serão convocados de acordo com a necessidade do órgão contratante e a disponibilidade financeira do Estado.

A Diretora do NUCEPE, Ailma do Nascimento Silva, faz uma avaliação positiva dessa primeira etapa. “O dia está transcorrendo de forma tranquila. Tivemos uma entrada nos Centros de Aplicação sem muito tumulto e a expectativa é que as próximas etapas aconteçam sem intercorrências”, pontua.

Segundo ela, o trabalho integrado com a Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria de Administração e Previdência contribuiu para o bom andamento do concurso. “Um forte esquema de segurança foi montado para evitar fraudes. Um candidato foi autuado por tentativa de fraude, mas logo foi identificado e encaminhado para a Central de Flagrantes de Teresina. Estamos trabalhando de forma conjunta”, acrescenta.

O concurso está sendo realizado em 57 Centros de Aplicação, em Teresina. Entre eles, na UESPI – Campus Torquato Neto e Campus Clóvis Moura, Instituto Federal do Piauí – Campus Central e Zona Sul, e escolas públicas estaduais e municipais.

Fases
Essa é a primeira fase do concurso para Delegado e Agente de Polícia Civil, sendo de caráter classificatório e eliminatório. Mais extenso, o certame para vaga de delegado dar-se em sete etapas: prova dissertativa; avaliação de títulos; exame de saúde; teste de aptidão física; avaliação psicológica; e investigação social.

Enquanto que para Agente, além desta primeira fase escrita objetiva e dissertativa, de caráter classificatório e eliminatório, os candidatos passarão por mais quatro etapas: exame de saúde; teste de aptidão física; avaliação psicológica; e investigação social.

Para Perito, serão três etapas a serem realizadas: prova escrita objetiva e dissertativa, de caráter classificatório e eliminatório; exame de saúde; e investigação social.

Ascom 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES