11/05/2018

PROFMAT/UESPI: avaliação de qualificação do programa supera a média nacional

Alunos da segunda turma do PROFMAT/UESPI alcançaram resultado de 78,57%, um dos melhores do país

O Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) é um dos mais bem avaliados no Exame Nacional de Qualificação do programa. A instituição obteve um índice de aprovação de quase 80% na avaliação, superando a média nacional do programa.




O exame mede o nível de todos os alunos de mestrado profissional em matemática do país e é realizado anualmente. Ele qualifica os alunos que terminaram o primeiro ano do curso, que funciona em rede. O índice de aprovação nacional do programa foi de 43,85%, enquanto o resultado dos alunos da UESPI foi de 78,57%, segundo levantamento apontado pelo site oficial da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

“A qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo corpo docente em conjunto com a dedicação dos nossos alunos, mostra que o Profmat/Uespi está no caminho certo”, destaca o Prof. Dr. Arnaldo Brito, Coordenador do programa. E reitera: “nosso programa sempre obteve notas bem acima da média nacional, refletindo o padrão de qualidade no nosso curso”.

Na UESPI, o programa está na terceira turma e no segundo semestre deste ano lançará o edital do Exame Nacional de Acesso para ingresso. O programa é reconhecido com nota máxima pela Capes (nota 5), que avalia os cursos de pós-graduação em âmbito nacional.

Programa realiza primeira defesa

“Essa é a vitória de uma batalha que faço todos os dias, um sonho importante e sem precedentes para minha formação”, afirma Francisco de Paulo Santos, aluno da turma inicial do ProfMat. Ele defendeu a primeira dissertação do programa no dia 27 de abril. A pesquisa consistiu em estudar figuras geométricas em relação a perímetros, áreas e volumes tornando aplicado ao ensino médio.

Francisco de Paulo apresentou a primeira dissertação do PROFMAT/UESPI

Francisco reside em Parnaíba-PI e é pai de três filhas. Toda semana vinha para UESPI assistir aulas da pós-graduação. Para cursar o mestrado, ele percorreu 338,5 Km em mais de quatro horas de viagem, que nem mesmo o desanimaram. “Agradeço a Deus porque foram quase 70 mil Km viajados, foi muito cansativo, mas a vontade de concluir é maior. Quero dar condições melhores de vidas para minhas filhas e chegar até o doutorado”, comemorou.

Francisco foi aprovado pela banca e seu trabalho foi orientado pelo Prof. Dr Arnaldo Brito

O ProfMat da UESPI pelo seu nível de qualificação vem atraindo a comunidade acadêmica de outras cidades. “Francisco foi meu orientando, além dele, temos alunos empenhados de várias cidades do Piauí como José de Freitas, Pedro II, São Raimundo Nonato além de outros estados como São Benedito no Ceará e Carolina no Maranhão”, conclui o professor Arnaldo.

Assessoria de Comunicação - UESPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Racing