09/04/2018

Volume do Rio Parnaíba atinge cota de alerta em Luzilândia


O volume de água do Rio Parnaíba aumentou consideravelmente com as últimas chuvas. O monitoramento do rio está sendo feito em Luzilândia (a 234 km de Teresina), local considerado mais baixo, onde o risco de inundação é maior. No entanto, até o momento, a situação é de alerta um degrau abaixo do de inundação. 




De acordo com o diretor da Defesa Civil estadual, Vitorino Tavares, apesar disso a situação está sob controle. “Ontem observamos em Luzilândia, onde a lamina d’água já tinha superado a situação de alerta, e estaria no intervalo entre a zona de alerta e de inundação, mas até a manhã de hoje, estava tudo sob controle. Felizmente não se aproxima ainda da cota de inundação”, destacou. 

Ele acrescenta que a preocupação é em Luzilândia porque é um ponto que fica após o rio Parnaíba ganhar um grande volume de água, do seu principal afluente que é o rio Poti em Teresina, que também tem recebido muita vazão do Ceará. 

Os órgãos monitoram todo o rio Parnaíba desde a Barragem de Boa Esperança até o desembocar no mar em Parnaíba.


O pesquisador em Geociências do CPRM, Roberto Fernandes, informou que a cota em Luzilândia apresenta níveis acima de 500 centímetros e que há previsão de aumento nas próximas 12 horas, podendo chegar a 527 centímetros até às 19h30 desta segunda(09). 

A cota de inundação no local é de 560 centímetros. “Se continuar com as chuvas nessa intensidade ou maior tem a possibilidade de chegar à cota de inundação”, destacou o gerente de hidrologia da CPRM, Jean Ricardo. 

A estação automática do Instituto de Nacional de Metrologia (Inmet) registrou 51,4 mm na chuva de ontem à noite em Teresina, um volume considerado expressivo e com isso a cidade se aproxima de ultrapassar a média histórica para o mês, que já totalizou 179,4 mm em oito dias. 


Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES